• Idosos, pouco lembrados pelos candidatos, somam 26 mil eleitores e podem ser decisivos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/11/2020 02:00

    Idosos, pouco lembrados pelos candidatos, somam 26 mil eleitores e podem ser decisivos

    Dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que 30 milhões de eleitores são idosos, o que representa 20% do eleitorado, o maior percentual desde 1992. O número de eleitores com 70 anos ou mais pulou de 11,3 milhões para 13,5 milhões, na comparação entre 2016, ano da última eleição municipal, para 2020, quando a população volta às urnas para escolher prefeitos e vereadores.

    Número alto em todo o país

    Isso significa um universo de 8.784.004 idosos entre 70 a 79 anos; 4.658.495 idosos de 80 a 99 anos; e ainda 65.589 idosos com mais de 100 anos que estão com as obrigações eleitorais em dia e podem ir às urnas. Especialistas, no entanto, dizem que esta população não é lembrada pelos candidatos.

    Poucas propostas e medo de ir às urnas

    E, de fato, são poucas as propostas, em Petrópolis, direcionadas aos idosos.  Nossos candidatos estão subestimando 39.755 eleitores entre 60 e 90 anos.  Mas, retirando desta conta os maiores de 70 anos, que não têm obrigatoriedade de votar, estamos falando em 26.401 eleitores de 60 a 69 anos, que somam 7,8% da população e que significam 11% do total de 240 mil eleitores na cidade.  E ainda há o desafio, nesta época de pandemia, em fazer com que os idosos irem às urnas.

    Recados do coração

    Preterido para ser candidato a vereador, um secretário do governo ainda não deu as caras nas ruas pedindo votos para reeleger o prefeito. As equipes que apoiam a candidatura de Rossi pediram pra gente mandar um recado: “te esperamos, Rei!”.

     

    Um nascer do sol, quando ainda se podia aglomerar – do Castelo do Açu, foto de @carloseduardo_cae

    Tadinhos

    Vereadores afastados e que retornaram às suas funções tem dito, chorosos, a amigos, que a vida nas ruas está cruel, que estão sendo muito maltratados pelos eleitores.

    Novo líder

    Depois que Márcio Arruda deu uma chutada de balde com o governo o qual lidera na Câmara, Luizinho Sorriso está fazendo a defesa do governo com bastante contundência.  Tá até com uma postura mais altiva.

    Nova opção cultural

    A Casa de Petrópolis – que a gente se acostumou a chamar de Casa dos 7 Erros – na Ipiranga abre dia 1º de dezembro ao público. O espaço vai funcionar de quarta a domingo, das 10 às 16h e, às terças-feiras mediante agendamento.  O ingresso vai custar R$ 10 e, às quartas moradores de Petrópolis têm entrada franca.

    Sem pesquisa

    Por falta de pesquisa – divulgada, né? Porque pesquisa existe de montão– a galera continua indo fazer enquete no Facebook na esperança de ter uma ideia real do cenário eleitoral na cidade.

    Fala claro

    Não custa avisar aos nossos vereadores: não existe “shops cents” e é Pe-tró-po-lis. “Petrópis” não tem, não.

    Natal Imperial

    A prefeitura perdeu o prazo para abrir processo licitatório para a iluminação de Natal na cidade. Mas, agora, está dizendo que tenta dar um jeitinho pra ver se rola alguma coisa. Não precisava ser no improviso, gente…

    Já pensando na posse

    O Senado Federal deu início a uma série de palestras para auxiliar os municípios na realização da posse de prefeitos e vereadores eleitos, dia 1º de janeiro.  Desta vez, o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento e o número reduzido de participantes serão acrescidos aos procedimentos que devem ser adotados.

     

    Vista do alto da Pedra do Cortiço, imagem de José Renato Lisboa Cordeiro. 

    Últimas