Rio: Semana Sustentável na Moda vai debater futuro do setor
O uso consciente dos recursos naturais e o bem-estar do planeta são temas que são debatidos em todos os lugares. Para reforçar a importância da questão, o Sebrae Rio e o Senac RJ promovem a primeira edição da Semana da Sustentabilidade na Moda. O evento será totalmente gratuito e digital, com início na próxima segunda-feira (9). Durante cinco dias, os palestrantes abordarão quatro temas: Economia Circular; Consumo Consciente; Compras Sustentáveis; Futuros Desejáveis e Novos Modelos de Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo site da Semana da Sustentabilidade.
“O conceito de desenvolvimento sustentável propõe um novo modelo de reutilizar os recursos, de maneira responsável. A moda sustentável trabalha com cinco pilares. Quando elaboramos a programação, não queríamos ficar no abstrato. Por isso, trouxemos empresas que utilizam esses conceitos na prática. Quem participar do ciclo de palestras, vai receber informações sobre os temas e entender como aplicar esse conhecimento dentro da sua empresa”, explica Suellen Analia, a analista do Sebrae Rio.
Durante a semana, os participantes vão refletir sobre varejo sustentável, o papel do consumidor na atualidade, o futuro da moda e as novas economias. Pesquisa finalizada pelo Sebrae, finalizado no dia 9 de setembro, mostrou que 84% das empresas da moda já retomaram as atividades. Apesar disso, essas empresas (em sua maioria, pequenos negócios), ainda sofrem uma perda ligeiramente maior de faturamento (-42%), quando comparado ao período antes da crise. Na média de todos os setores, a perda de faturamento é de 40%. As reduções de faturamento mais expressivas estão nos segmentos de moda praia (-76%), moda sustentável ou agênero (-48%) e moda infantil e uniformes/fardamento (-46%). Na situação oposta, os segmentos de moda lar (-23%) e moda íntima (-25%) foram os que registraram o menor nível de perdas, em comparação com o período pré-crise.
O levantamento mostra que os empresários do setor da moda reduziram o volume de compras ou desistiram de adquirir novas coleções para a próxima temporada, em comparação com 2019 (20% não compraram e 39% reduziram o volume de compras acima de 30%). Para esses empreendedores, os maiores desafios para a retomada e sobrevivência do negócio são: capital de giro (50%), planejamento de compras e giro de estoques (27%), o fato dos produtos e serviços de moda não serem vistos como essenciais (25%) e os controles financeiros pós-pandemia (23%).
Serviço:
Semana da Sustentabilidade na Moda – Dias 9 a 13 de novembro – Inscrições gratuitas no site
Dia 9/11, às 10h
Futuros possíveis, colaboração e novas economias
Dia 10/11, às 10h
Sustentabilidade como diferencial criativo para os negócios
Dia 11/11, às 10h
Inovação e circularidade na moda
15h
Design Virtual: uma prática regenerativa
Dia 12/11, às 10h
Novos formatos de consumo na moda
15h
Amor, identidade e consciência
Dia 13/11, às 10h
Novas formas de comercialização do varejo sustentável
15h
O mundo é circular? Ética, circularidade e inovação como fatores de transformação.