Chuva e vento forte derrubam fiação e afetam energia no Caxambú e João Xavier
Neste domingo (01), um poste amanheceu no chão na Rua Flávio Cavalcanti, no Caxambu. Houve interrupção de energia e a rua precisou ser interditada. Segundo a Enel Distribuidora, uma equipe esteve no local no início da tarde avaliando a rede para reduzir os impactos aos clientes. Ainda não há previsão de restabelecimento do serviço. Outras localidades também registraram interrupção. No João Xavier, os moradores da Rua Mário Gelli, estão há quase 48h sem energia.
Segundo o morador Maicon Bouder, na noite de sexta-feira (30), galhos de árvore atingiram e arrebentaram a fiação. Os moradores solicitaram diversas vezes o restabelecimento da energia, mas não tiveram resposta. “Uma equipe chegou a ir na rua, mas só mexeram no transformador. A luz voltou em parte das casas, mas as casas que estavam após o trecho onde a fiação arrebentou ficaram sem energia”, disse.
Preocupados, os moradores relataram que a fiação continua exposta no chão da rua. “Não deram previsão do retorno da energia. Tive que sair de casa com minha filha de 8 meses e minha esposa, porque não tinha como ficar em casa no escuro”, disse o morador. Na rua estão pelo menos oito famílias sem energia.
Fiação partida no João Xavier/ Foto: moradores
Segundo a Enel, no início desta tarde, uma equipe estava a caminho do endereço no João Xavier para substituir a rede de baixa tensão partida por queda de vegetação. Com as chuvas que ocorrem por todo o município desde a sexta-feira (30), em algumas localidades foram registradas quedas de árvores e galhos sobre a fiação. A Enel informou que reforçou suas equipes e continua atuando para reconstruir os trechos da rede elétrica destruídos pelo temporal que atingiu o Rio de Janeiro neste sábado.
As regiões Lagos, Norte Fluminense e Serrana foram as mais atingidas. A chuva e o vento forte derrubaram árvores e objetos sobre a rede e deixaram algumas estradas interditadas, dificultando o descolamento das equipes, informou a companhia. No Caxambu, a Enel disse que após avaliação, outra equipe será enviada ao local para realizar a substituição do poste e normalizar completamente o fornecimento de energia na região.