Site Educa em Casa disponibiliza Coletânea Literatura Acessível com títulos sobre a vida de pessoas com deficiência e acessibilidade
O site Educa em Casa da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a partir desta quarta-feira (28) a Coletânea Literatura Acessível. São cinco títulos destinados ao público infanto-juvenil que trazem histórias sobre a vida de pessoas com deficiência, os obstáculos encontrados, processos de emancipação e transformação.
Segundo a Secretaria, o objetivo é sensibilizar crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino de Petrópolis quanto à importância da temática da inclusão e da acessibilidade. Os livros podem ser acessados pela plataforma, por meio de um smartphone ou computador.
A divulgação dos livros e vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Incluir e com projeto Literatura Acessível.
As obras também serão disponibilizados em formato de vídeo em três versões: narrados, com audiodescrição e em libras.
Confira os títulos:
• O menino que escrevia com os pés: Conta a história de Tico, um menino alegre que, após sofrer um acidente ao soltar bombas, perde as duas mãos e se reinventa por meio do esporte e da educação.
• A princesa que tinha um cromossomo a mais: É a história de uma menina que nasce com Síndrome de Down e se reinventa no cotidiano da barbárie do preconceito instalado na sociedade pós-moderna.
• O menino Ico e o mundo que queremos construir: Conta a história de um menino sensível que adora fazer perguntas e entrevistar pessoas. Sua mente funciona como um “banco de dados”, cheia de ideia.
• A menina que perdeu a perna: Ela viaja o mundo inteiro, conhece novas pessoas, culturas e idiomas. Sua inspiração sempre foi encantar pessoas com sua vontade de viver e se superar.
• O melhor amigo da bengala: Com a narrativa de sua bengala, o personagem deste livro é uma pessoa que fala da sua vida e propõe reflexões sobre a invisibilidade da pessoa com deficiência.
Os livros e os vídeos estarão disponíveis no site Educa em Casa (https:// https://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/literaturas-acessiveis/) e também podem ser acessados pelo site https://literaturaacessivel.com.br/.