• 32º Batalhão de Infantaria Leve comemora o Dia do Soldado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/08/2016 15:10

    Uma solenidade realizada na manhã de hoje na sede do 32º Batalhão de Infantaria Leve comemorou o Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto. A data homenageia o patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias. A cerimônia contou com a presença dos soldados lotados no batalhão, militares da reserva, banda do exército, crianças da educação infantil de uma escola da cidade e foi comandada pelo Sub-Comandante André de Almeida Ramos. Na ocasião, também foram entregues medalhas aos militares do batalhão.

    A cerimônia contou com todas as honras militares previstas nas solenidades oficiais: hasteamento da bandeira do Brasil, canção do Exército e a leitura da Ordem do Dia, alusiva ao Dia do Soldado, emitida pelo Comandante do Exército, General Villas Bôas. Segundo a mensagem, reverenciar Caxias, na data do seu nascimento, 25 de agosto, é uma forma de cultuar a todos que, por amor à Pátria, lutaram para forjar a nacionalidade brasileira, expulsando o invasor estrangeiro, pacificando os conflitos internos e consolidando a independência. Nos dias atuais, seu exemplo continua a inspirar inúmeros cidadãos fardados que, anonimamente e de forma silente, defendem as fronteiras e guarnecem os mais de oito milhões de quilômetros quadrados do território nacional.

    “Nesse dia reverenciamos o nascimento de Duque de Caxias, conhecido como Pacificador. Temos que manter nossas tradições e honras. Essa solenidade é importante para os soldados mas, também, para os militares da reserva que revivem toda a glória do exército no dia do soldado”, afirmou o Sub-Comandante André de Almeida Ramos.

    A cerimônia exaltou ainda o trabalho os soldados que cumprem suas obrigações no exterior, como no Haiti e os que estão atuando nas operações recentes, como as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Em especial, nesse ano, o exército prestou uma homenagem aos familiares dos soldados, escolhendo Rosa da Fonseca como patrona da Família Militar, data que será celebrada no dia 18 de setembro, dia do aniversário de Rosa. Todos os sete filhos de Rosa, incluindo Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da república e primeiro presidente da nação, dedicaram a sua vida ao exército.

    O Sub-Comandante André de Almeida Ramos lembrou ainda dos soldados que estão atuando nas Paraolimpíadas, entre eles, o Comandante do 32º Batalhão, o Tenente – Coronel Jonas de Oliveira Santos Filho. “Estamos com nosso efetivo reduzido porque grande parte dos soldados estão atuando nas Paraolimpíadas. É por eles também que celebramos esse dia”, contou.

    Durante a solenidade também foram entregues as medalhas especiais. A Medalha de Corpo de Tropa com Passador de Prata foi entregue aos subtenentes Germano e Cláudio, por mais de 15 anos de bons serviços prestados em Organizações Militares de Corpo de Tropa. A Medalha de Corpo de Tropa com Passador de Bronze foi entregue aos segundos sargentos Faria Lima, Augusto de Souza e Albuquerque pelos mais de dez anos de bons serviços. A Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Prata foi entregue ao Subtenente Cláudio e ao segundo sargento Faria Lima e a Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze foi entregue aos terceiros sargentos Justino e Olávio.


    Últimas