• Vendas por delivery crescem durante a pandemia e devem se manter em alta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/10/2020 17:10

    As vendas por delivery cresceram exponencialmente em Petrópolis durante a pandemia do novo coronavírus, como aponta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini. De acordo com ele, essa modalidade de compras atendeu à mudança de hábito dos consumidores durante o período de isolamento social. 

    Segundo Fiorini, mesmo com as lojas abertas com a flexibilização da quarentena, as vendas pela internet devem continuar. “Agora vemos uma tendência de crescimento ou estabilização. Porém, mesmo se ficar estável, o número de vendas é ainda muito acima do que a gente via antes da pandemia. Cada vez mais vamos ter a compra online fazendo parte do dia a dia das pessoas”, afirma.

    O crescimento segue a tendência que se tornou realidade em todo o país. Um estudo feito pela Mobills, starturp de gestão de finanças pessoais, mostra que o isolamento social impulsionou este tipo de venda. Entre abril e junho, os gastos com os principais aplicativos de entrega de comida cresceram 94,67%. 

    Dona de uma das cafeterias mais tradicionais da Rua 16 de Março, Lídia Bittencourt conta que antes da pandemia a entrega de produtos por delivery era uma fatia quase nula do faturamento da cafeteria. Atualmente a empresária afirma que corresponde a pelo menos 20% das vendas. Além dos pratos tradicionais, as encomendas por tortas também cresceram neste período. 

    Mesmo com a flexibilização do município e com a reabertura da loja física ao público, Lídia afirmou que foi preciso pensar ainda em outras estratégias. Uma delas foi ampliar o cardápio e também oferecer atrações diferenciadas para o público, como música ao vivo e mesas na parte externa da Travessa Cristal, onde a cafeteria está localizada.

    “Nessa aposta para a retomada do movimento, também estamos investindo em sucos naturais e de sabores diferenciados, que são uma boa pedida principalmente para esta época de temperaturas mais altas. O calor das últimas semanas fez com que aumentasse a procura por esses produtos. Também temos agora opções de cerveja, sanduíches artesanais e sorvetes”, comenta. 

    Segundo Lídia, nos últimos meses também teve a mudança do público que frequenta a cafeteria. “Antes era muito comum ter confraternizações com pessoas mais idosas e hoje vemos que o público jovem é que procura mais o espaço para reuniões de trabalho. Com a pandemia, muita gente ainda está evitando sair de casa, conforme recomendações dos órgãos públicos, principalmente os que fazem parte do grupo de risco”, disse. 

    A empresária acredita em uma retomada gradual da economia, especialmente com mais flexibização por parte do município, a reabertura de alguns pontos turísticos e as festas de fim de ano, que deverão impulsionar o setor nestes últimos meses do ano.

    Últimas