• Festa de Santo Agostinho começa hoje em Nogueira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/08/2016 15:55

    Com uma programação cultural extensa, hoje, a Festa de Santo Agostinho, na Paróquia de Nogueira. A programação cultural e religiosa vai contar com benção, missas, concertos, café da manhã comunitário e shows com as cantoras Marcela Siesler e Ghislaine Cantini. Os eventos seguem até domingo (28). Um churrasco também está marcado para domingo e a renda será revertida para o Centro Cultural que funciona na paróquia.

    Segundo Padre Jac, pároco, a intenção da festa é a chamar os fieis para conhecer um pouco mais sobre a vida de Santo Agostinho e a de promover as ações do Centro Cultural. “Santo Agostinho é conhecido por seu conhecimento cultural. Nada melhor do que homenageá-lo mostrando o avanço nessa área que a paróquia tem feito. Essa é uma comemoração diferente. As crianças que participam das atividades musicais do Centro Cultural Santo Agostinho terão a oportunidade de participar ativamente da programação, cantando e recebendo os fieis”, disse padre Jac.

    As comemorações em prol de Santo Agostinho começaram no ano passado, mas, esse é o primeiro ano em que a programação recebe shows. “A data ganhou destaque na comunidade. Conseguimos através dessas ações mostrar o trabalho do Centro Cultural e aproximar os fieis das atividades da Igreja”, explicou padre Jac.

    A programação começa amanhã às 7h30, com a Santa Missa e exposição do Santíssimo. Às 19h30 ocorre a Bênção Solene e às 20h tem a Missa da Família, com a participação da cantora Ghislaine Cantini, de Niterói, seguida de apresentação da Família Cantini com testemunhos de oração.

    Na sexta-feira, dia 26, às 19h tem a Santa Missa e às 20h tem o concerto “A UCP e a Música”, que contará com a participação de diversos seguimentos musicais mantidos pela Universidade Católica de Petrópolis. A entrada será franca.

    No sábado, dia 27, a programação começa às 8h, com a Santa Missa pelas mães que sofrem com os filhos enfermos, encarcerados e marginalizados. Em seguida, às 9h, tem Café da Manhã Comunitário (contribuição espontânea) e sorteio de brindes.

    Já no domingo, dia 28, às 11h tem Santa Missa com participação especial das crianças e do Coral da Paróquia. A partir das 12h30 tem o churrascão. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20. A renda será revertida para custear o pagamento dos professores e equipamentos musicais do Centro Cultural. Às 16h tem apresentação dos crismandos e às 18h, Missa Solene. A procissão está marcada para as 19h e às 20h tem show da Cantora Marcela Siesler. Na ocasião, a cantora apresentará as músicas do CD “Com Maria”. A cantora lançou o CD como forma de campanha benefício das obras do Padre Quinha.

    A paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho de Nogueira foi constituída a partir de doação do terreno pelo Dr. Milton de Souza Carvalho, em 1961, desejando que nele fosse construída uma Igreja de Santo Antônio. Em 1962, foi lançada a pedra fundamental e iniciadas as obras. No mesmo ano, a Paróquia de Corrêas – responsável pela assistência religiosa de Nogueira, passou a ser dirigida pelos frades agostinianos que se emprenharam na construção da igreja, sendo Santo Agostinho nomeado também padroeiro. A paróquia recebeu o nome dos dois santos: Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho.

    Santo Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, no dia 13 de novembro de 354. Era filho do casal Patrício e Mônica – que veio a se tornar santa posteriormente. Foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Era bispo de Hipona, cidade na província romana da África. É considerado o mais importante dos padres da Igreja no ocidente. Suas obras são lidas até os dias de hoje, sendo as de maior destaque A cidade de Deus e Confissões.

    Santo Agostinho faleceu em 28 de agosto de 430. No ano de 725, seus restos mortais foram exumados e traslados para a cidade de Pávia – Itália, onde são venerados na Igreja de São Pedro do Céu de Ouro

    Últimas