• Eleições 2020: Tribuna entrevista o candidato a prefeito Bernardo Rossi sobre Educação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/09/2020 06:00

    Bernardo Rossi, petropolitano, é o atual prefeito. É candidato pela coligação Cuidando de Petrópolis com Responsabilidade! (PL, DEM, MDB, DC e PTB). Tem 40 anos, casado e pai de dois filhos. Formado em Direito pela UCP, foi vereador por dois mandatos, 2004 e 2008. Em 2010, foi eleito deputado estadual e, em 2014, reeleito com 56.806 votos, o mais votado na história da cidade. Foi Secretário de Estado de Habitação e ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, atuando como vice-corregedor. Apresentou mais de 250 projetos e indicações com foco no Desenvolvimento Econômico, Habitação e Programas Sociais.

    Países de primeiro mundo se preocupam, além de que oferecer Educação, formar cidadãos.  Hoje, no dia a dia, pequenos atos de desonestidade, como não revelar um troco errado, furar uma fila, levar uma vantagem, são comuns.  Isso reflete no ambiente de corrupção que se instituiu no país. Como a educação em Petrópolis pode formar melhores cidadãos para que isso reflita na escolha de seus gestores e na vida em comum?

    A formação de um cidadão consciente começa ainda na primeira infância, por isso oferecemos desde 2017 ambientes acolhedores e saudáveis, onde os pequenos possam se desenvolver com conforto e segurança. Temos investido muito nesta etapa da educação onde mais de 90% da nossa rede escolar passou por alguma mudança nesses 4 anos. Investimos na qualidade da merenda, material escolar, mobiliário e obras estruturais. Somente em 2020 inauguramos 5 CEI’s. Também ampliamos de 4 para 24 as escolas com ensino integral.

    Sem professores qualificados não há uma boa educação.  Japão, Coreia e Finlândia são exemplos de valorização dos professores. Nestes países, eles não recebem menos que R$ 12 mil reais por mês.  E a maioria dos recursos do Fundeb, em Petrópolis, é usada para pagar professores. Mesmo assim, a classe reclama de remuneração, condições de trabalho e falta de aperfeiçoamento profissional. Como a sua gestão vai avançar na Educação?

    Temos trabalhado pela valorização do servidor, principalmente da Educação, e vamos continuar com estes investimentos. Descongelamos, após seis anos, enquadramentos por tempo de serviço e quinquênios, que podem representar aumento real no salário dos servidores de até 30%. Também começamos a liberar os triênios para a categoria. Estamos cumprindo o compromisso de manter os salários em dia e sem cortes, além de oferecer um ambiente de trabalho ideal com reformas e inauguração de novas unidades escolares.

    O ensino profissionalizante tem sido uma grande alternativa para formar os jovens em educação e, ao mesmo tempo, inseri-los no mercado de trabalho. Mas, o ensino profissionalizante oferecido hoje na cidade foca pouco nas nossas vocações, como a tecnologia e o turismo.  Se estes são setores promissores na cidade, como formar o jovem para trabalhar no polo tecnológico e na rede de turismo da cidade?

    Sempre fui atuante nessa área, pensando em oportunidades para os jovens. Trouxe a UERJ para cá e ampliamos a oferta de cursos gratuitos para jovens nas comunidades, justamente para prepará-los melhor para o mercado de trabalho, através dos CIDs, os Centros de Inclusão Digital, que foram resgatados na nossa gestão. Também ofertamos cursos profissionalizantes através do CRJ. Por meio da parceria com CIEE e a Fundação CSN, aumentamos o encaminhamento de adolescentes para o mercado de trabalho.

    Depois de seis décadas de tragédias só agora Petrópolis incluiu em sua grade curricular a prevenção a desastres com ensino de Defesa Civil nas escolas.  O que mais precisa ser incluído na educação de Petrópolis para a formação do aluno como cidadão responsável e consciente?

    A rede municipal de Petrópolis recebeu vários títulos e prêmios importantes desde 2017 graças a um trabalho sério que leva em consideração a preocupação do desenvolvimento pedagógico, mas, também, socioemocional de cada estudante. Posso citar o Defesa Civil nas Escolas, o Busca Ativa Escolar, Petrópolis da Paz e o Proppaz. Continuaremos elaborando novas metas e sempre buscando o melhor para os nossos alunos porque acreditamos que a escola tem um papel fundamental na formação do cidadão.

    Ouça a entrevista completa em podcast:

    Últimas