• Mobilização: amigos e vizinhos doam sangue para Paloma

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/08/2016 15:40

    Até a manhã desta quarta-feira (17), 53 pessoas já doaram sangue para a jovem Paloma da Silva Soares, de 19 anos, que está internada no Hospital Alcides Carneiro desde o dia 7 de agosto. Ela passou por uma cesariana de emergência após os médicos constatarem que ela estava com os rins paralisados, por conta de uma infecção generalizada. Amigos fizeram um apelo pedindo para os petropolitanos doarem sangue do tipo O negativo para jovem no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa.

    Caroline Bernardo, de 18 anos, foi doar sangue pela primeira vez, com a intenção de ajudar Paloma. “Eu a conheço desde criança e fiquei preocupada com a situação dela. Nunca tinha doado sangue mas não pensei duas vezes quando soube o que tinha acontecido com ela”, disse Caroline.

    Elisia Bernardo de Souza, de 38 anos, também foi doar sangue para Paloma. “Já sou doadora. Moramos na mesma rua, na Estrada da Saudade e eu a conheço desde criança. Estou muito preocupada com a saúde dela e com a família em geral. Eles estão passando por um momento muito difícil e precisam de ajuda”.

    De acordo com Letícia da Silva Faria, amiga de Paloma, no dia 7 de agosto, Paloma foi até a  emergência do Hospital Alcides Carneiro com fortes dores e os médicos constataram que os rins dela estavam paralisando por conta de uma infecção generalizada. Na segunda-feira, dia 8, a jovem passou por uma cesariana e foi internada em coma induzido no CTI. O bebê de Paloma, um menino, está na UTI neonatal por conta da prematuridade, mas o estado de saúde dela é bom. No dia 11 de agosto, Paloma passou por uma nova intervenção cirúrgica, por conta de uma hemorragia. “O que ficamos sabendo foi que o útero e os ovários estavam em péssimo estado e que havia um coágulo na região”, contou Letícia. 

    Questionada sobre o caso, a secretaria de Saúde informou no dia 7, que a paciente está internada na Unidade Pós-Cirúrgica (UPC) do Hospital Alcides Carneiro (HAC) recebendo todo o tratamento e assistência necessária. O bebê está internado na UTI Neo Natal também recebendo todo o tratamento e assistência necessária, seu estado de saúde é considerado bom. 

    Os pais de Paloma e o marido se dividem para dar atenção ao bebê. “Eles precisam muito de ajuda. Durante a gravidez, ela passou muito mal. Teve um problema chamado placenta baixa, pressão arterial descontrolada e infecção urinária. conseguimos ajudá-la um pouco com o enxoval, porque ela perdeu o emprego grávida. Ainda assim, o bebê precisa de fraldas, roupas, cobertor e mamadeira. O marido está desempregado e a situação ficou ainda mais difícil com ela nesse estado”, explicou Letícia. Quem puder ajudar com doações para o bebê pode entrar em contato com Letícia através do telefone (24) 99245-4105.

    Banco de Sangue está a espera de mais doadores

    Por causa da grande perda de sangue, Paloma precisa da doação de sangue do tipo O negativo. Até a manhã de ontem, 53 pessoas já tinham feito doações em nome de Paloma. Segundo Alexandre Paladino Bernardes, captador de doadores do Banco de Sangue, a tendência é de que mais pessoas apareçam, em nome da causa. “A mobilização está grande e acredito que mais doadores possam comparecer ao banco para ajudar Paloma”, disse.

    Mirela de Oliveira Sampaio, de 42 anos, estava participando de uma ação de doação de sangue com uma equipe do trabalho. “Não sabia do caso dessa jovem, mas, venho doar sangue regularmente. Muitas pessoas precisam e se eu puder, sempre vou ajudar”.

    Vale destacar que o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa é responsável por atender pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros, nos hospitais Santa Teresa, Alcides Carneiro e Unimed e também pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que dependem dessas doações todos os dias. Para manter o estoque, o banco de sangue precisa de 70 doadores por dia. 

    “Alguns componentes do sangue, como as plaquetas, devem ser descartadas em cinco dias, ou seja, precisamos de doadores todos os dias para atender toda e qualquer tipo de emergência. Por isso, estamos sempre realizando campanhas, como as dos times e tentando captar doadores. Em dias normais, fora de campanhas, conseguimos cerca de 55 doadores, o que é pouco”, explicou Alexandre.

    O apelo é pela reposição do estoque. “Minha mãe precisou de sangue e sei como é difícil conseguir. Por isso trabalho aqui na captação. Nosso maior problema é com a reposição do estoque. Fazemos palestras em empresas, oferecemos transporte para grupos de doadores, fazemos de tudo”, explicou Alexandre. O Banco está trabalhando atualmente na campanha “Guerreiro Solidário” e até o dia 31 de agosto está recebendo torcedores do fluminense para doação de sangue. Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355. 

    Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). 

    Últimas