Blitz educativa intima 13 motociclistas por barulho excessivo dos escapamentos
Aconteceu na tarde desta sexta-feira (04) uma operação para coibir e conscientizar motociclistas sobre o barulho excessivo do cano de escapamento das motos. A Blitz educativa aconteceu em três ruas do Centro durante a tarde até o início da noite desta sexta-feira (04). Foram 232 motos abordadas e 13 intimações por barulho acima do permitido por lei.Participaram a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), Guarda Civil e Polícia Militar.
Leia também: Confirmada mais uma morte por covid em Petrópolis; testes positivos chegam a 6 mil
Durante a operação, a Polícia Militar autuou oito motos sem placa e quatro motociclistas que estavam sem habilitação. Segundo Charles Nazareno, diretor da SSOP, a blitz tem caráter educativo, mas os motociclistas intimados são orientados a se adequarem, caso contrário há a possibilidade de serem multados. As operações vão acontecer semanalmente também nos bairros, onde, segundo o diretor da SSOP, é onde acontece a infração com mais frequência.
Além de ser proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, em Petrópolis, a legislação proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas, que estejam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Também é proibido a instalação de dispositivos e similares que intensificam potencialmente ruído emitido nos escapamentos de motocicletas, que não estiverem de acordo com as normas da Resolução CONAMA nº 252 de 07/01/1999.