• Polícia Militar vai expandir uso de patinetes para patrulhar a orla

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2020 11:01

    Realizado experimentalmente durante pouco mais de um mês na orla de Copacabana, o patrulhamento com uso de patinetes pela Secretaria de Polícia Militar será estendido ainda este ano para outras áreas da cidade e do estado dotadas de ciclovias.

    Leia também: Confirmada mais uma morte por covid em Petrópolis; testes positivos chegam a 6 mil 

    Com objetivo principal de reduzir os índices de furtos e roubos na orla, o projeto foi idealizado pelo comando do 19º BPM (Copacabana) e avaliado durante 30 dias – de 28 de junho a 28 de julho. Foram adquiridos três patinetes – dois comprados pela PM e outro doado por uma empresa privada. 

    A unidade implantou o programa atuando diariamente com uma dupla de policiais circulando por toda a extensão da orla, utilizando a pista da ciclovia.  Movidos à eletricidade, os patinetes são ecológicos e garantem mobilidade e agilidade na ação de policiamento. Os patinetes permitem manobras rápidas em curtos espaços físicos e tem velocidade de 25 km/h, permitindo bom desempenho em perseguições sem sobrecarregar os policiais.

    Durante o período de teste, os policiais militares do programa experimental efetuaram 21 prisões, quase todas por porte e uso ilegal de drogas. Alguns dos detidos tinham antecedentes criminais por roubo, furto e tráfico de drogas.

    Mesmo considerando que, em função da pandemia, o movimento na orla em julho deste ano tenha sido inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado, os índices de roubos e furtos sofreram uma redução superior a 80% no período.

    Últimas