Boas maneiras na internet
Vivemos tempos difíceis! O noticiário (qualquer um) mostra barbáries, crimes hediondos, brigas fúteis, roubos corrupção sem fim. A válvula de escape, para quem está com a cabeça cansada do trabalho e do estudo, é desligar a TV e partir para filmes em plataformas com assinaturas ou para as redes sociais para ver abobrinhas, ou assistir a uma live. Também nas redes sociais está muito difícil de ficar: hostilidade e agressões gratuitas são fartas.
Vamos começar pelo conceito popular de Democracia: governo de todos e para todos. Sem filosofar, significa que todos possuem os mesmos direitos. Logo, preciso conhecer os meus direitos e deveres e respeitar o direito dos outros, pois todos somos iguais perante a lei. Assim sendo, caso alguém faça uma postagem sobre algo que não me agrada, paciência! Não curto, não comento e passo adiante. Para que agredir a pessoa que pensa diferente de mim? Se pensamos diferente, com certeza já postei algo que essa pessoa não gostou! Cada um posta aquilo que quer! Respeito é bom todos gostam!
Acho uma falta de educação, ou melhor, falta de civilidade a pessoa agredir verbalmente a outra porque não gostou da postagem dela. As redes sociais se tornaram um campo de batalha sangrenta e sem sentido. O que seria do azul se todos gostassem do amarelo? E quando o assunto é política, então? Um desespero! Sinto saudades do tempo em que torcedores fervorosos discutiam para defender seu time do coração. Se, pelo menos, algum desses políticos eleitos, realmente cumprisse sua função… talvez merecesse alguma discussão mais acalorada.
Nas reuniões online, principalmente, aquelas de trabalho ou de grupos específicos, manda a boa educação que você entre na sala de reuniões com o microfone desligado, sem som. Depois de constatar que a reunião ainda não começou, você pode abrir seu microfone e cumprimentar que já estiver na “sala”. Vamos supor que a reunião já tenha começado, pois você chegou atrasado: use o chat para cumprimentar a todos e para se identificar, informando nome e instituição/setor que você representa. Lembre-se de deixar seu microfone sempre fechado.
Por quê? Essas plataformas são sensíveis à captação do som para destacar a pessoa que fala. Qualquer barulho que aja na sua casa gera uma interferência na reunião, prejudicando o áudio de todos os participantes. Vou exemplificar: semanalmente, tenho reunião com uma entidade sem fins lucrativos e ouvimos o Hino na abertura e no encerramento. Se alguém começar a cantar e estiver com o microfone aberto, ninguém mais ouvirá o hino, apenas a voz daquele que começou a cantar. Simples! Mostre que você é bem informado, bem educado e que sabe usar esses recursos digitais. Você não é um dinossauro!
Vamos assistir a uma live! Microfone fechado e câmera desligada. Comentários e perguntas no chat! Cada vez que alguém entra na sala e a palestra já começou, atrapalha o palestrante, desvia a atenção de quem fala, tira a concentração, como em um teatro. Quando chegamos cedo à sala virtual, ou no horário, aí sim, podemos entrar com a câmera aberta. Outra situação constrangedora e não muito cordial é você ficar fazendo mil coisas enquanto o outro fala. Com a câmera fechada, tudo bem, mas com a câmera aberta, nem pensar!
É muito comum observarmos as pessoas em uma reunião usando ou mexendo no celular. Isso demonstra pouco caso com quem fala. É desprezo pelo outro. Todos nós gostamos que nos deem atenção enquanto falamos, não é mesmo? Há um dito popular muito importante e que precisa ser ensinado novamente: “faça ao próximo tudo aquilo que você quer que lhe façam”. Quer ser respeitado? Respeite. Quer que lhe deem atenção quando você fala? Ouça o outro com atenção!
Devemos zelar pelas boas maneiras civilizadas em qualquer ambiente, virtual ou real. Respeito é o segredo da boa convivência.