• Procon cria aplicativo para atendimento online de consumidores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/08/2020 09:29

    O Procon municipal anunciou um novo aplicativo “Procon Petrópolis”, uma plataforma virtual, acessível por meio de smartphones e tablets. Nela, consumidores poderão ter acesso aos serviços de denúncias e reclamações na palma da mão. A ferramenta vai ajudar a modernizar o atendimento no órgão de defesa do consumidor, que recentemente reformulou a prestação de serviço por telefone, efetivando o funcionamento do sistema de central de telefonia.

    Segundo o governo municipal, o uso de meios alternativos de atendimento se mostrou eficaz durante a pandemia, reduzindo a exposição ao risco de contágio pela Covid-19. Para a coordenadora do Procon, Raquel Motta, a nova ferramenta de atendimento vai facilitar a prestação de serviço. “O App vai permitir fazer a denúncia ou reclamação de qualquer lugar. Além disso, o consumidor ainda receberá no celular a notificação do andamento do processo protocolado. Se o consumidor estiver no mercado e notar um preço com suspeita de abusividade ou um alimento estragado, por exemplo, ele vai poder fotografar, filmar e subir essa foto ou vídeo junto com o um texto resumindo o problema identificado no banco de dados. Essa denúncia vai chegar ao setor de reclamação, que vai poder apurar. Depois, ele recebe uma atualização. Se houve confirmação da denúncia, autuação do estabelecimento”, destaca.

    A ferramenta vai ajudar a qualificar as denúncias virtuais. “Hoje, muitas das denúncias que chegam pelo WhatsApp, por exemplo, nem sempre vem com as informações necessárias para que possa haver a checagem”, revela o desenvolvedor do aplicativo, Lucas Alves.

    “A automação desse tipo de atendimento, vai evitar que haja ainda a sobrecarga, já que as denúncias serão encaminhadas para os setores responsáveis, tendo o app como filtro”, pontua a chefe de atendimento do órgão de defesa do consumidor, Mara Sampaio.

    A partir de agora,, o Procon vai ouvir a avaliação dos usuários e aperfeiçoar a ferramenta para que ela se torne eficiente nas mãos do consumidor petropolitano. Para baixar o App, é só acessar a Play Store do Android ou a Apple Store para usuários de Iphone.

    Leia também:  Três anos depois de incêndio, sai licença para reconstrução do supermercado Extra na Paulo Barbosa

     

    Últimas