• O mês dos corretores de imóveis – Os Crecis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/08/2020 09:35

    Conforme já é de conhecimento da maioria esmagadora de nossos colegas de profissão, com grande divulgação também nas redes sociais, estamos no mês de comemoração de mais um aniversário da regulamentação de nossa profissão de Corretores de Imóveis. 

    Em homenagem a este mês tão especial para nós, na semana passada, a coluna falou um pouco sobre a estrutura que cuida da nossa profissão, mais especificamente do Cofeci e o Sistema Cofeci/Creci. Hoje continuaremos conhecendo um pouco mais dessa estrutura, porém falaremos especificamente dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis dos estados, os Crecis.

    Como vimos, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) fiscaliza e disciplina o exercício da profissão de Corretor de Imóveis nacionalmente. Porém, o exercício dessa atribuição institucional, em âmbito regional (estados e Distrito Federal), compete aos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Creci).

    Cada Conselho Regional possui a sua própria estrutura, que se assemelha à estrutura do Cofeci, como previsto no artigo 13 da Lei 6.530/78, sendo composto de 27 membros efetivos e 27 suplentes, todos eleitos em chapa através do voto obrigatório e secreto dos profissionais nele inscritos que estejam em situação regular. Essa eleição ocorre em assembléia geral especialmente convocada para esse fim. Seu órgão deliberativo também é o Plenário; e o administrativo, a sua Diretoria.

    Diversas são as suas atribuições, conforme dispõe o artigo 16 do Decreto nº 81.871/78, que regulamenta a Lei 6.530/78. Entre elas estão: fiscalizar o exercício profissional em sua área de atuação; expedir carteiras de identidade profissional e certificados de inscrição; representar em juízo ou fora dele, na área de sua jurisdição, os legítimos interesses da categoria profissional; etc.

    Qualquer Corretor de Imóveis pode exercer o mandato de conselheiro, desde que, na ocasião das eleições: tenha inscrição principal no Conselho Regional respectivo há mais de 2 anos; esteja em pleno gozo dos direitos profissionais, civis, e políticos; comprove a inexistência de condenação à pena superior a 2 anos, em virtude de sentença transitada em julgado.

    Falando especificamente do Creci do nosso Estado do Rio de Janeiro tivemos grandes avanços nos últimos anos, quando a atual gestão inaugurou o site da Transparência, no qual o corretor de imóveis e toda a sociedade tem acesso às finanças e à prestação de contas do Creci. A instituição da UNICRECI, a Universidade Corporativa que bate recordes de cursos a cada mês voltados para o aprimoramento da profissão de Corretor de Imóveis, além de várias outras tarefas que o Creci tem se empenhado, trazendo orgulho para nossa profissão e tornando esse mês de comemoração ainda mais especial para nós Corretores de Imóveis.

    Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.

    FESTA DO CORRETOR DE IMÓVEIS – ADIADA PELA PANDEMIA

    Neste ano de 2020, a tradicional festa em homenagem ao dia nacional dos Corretores de Imóveis precisou ser cancelada em virtude da necessidade de distanciamento social. No entanto, o Creci-RJ parabeniza a todos os corretores de imóveis pelos 58 anos de regulamentação da profissão.

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

    Dia 09: Diogo Franco de Oliveira – Creci 60.794; 

    Dia 10: Carlos Alberto Ferreira Campinho – Creci 13.223, Erli Garcia Moreira – Creci 20.002, Barbara Conceição Ribeiro de Souza Sauer – Creci 55.795, Marcelo Zeltzer – Creci 34.839;

    Dia 12: Ozeias Pinheiro da Silva – Creci 17.919, Carlos Roberto Viana da Silva – Creci 31.670, Robson Alexandre Ferreira – Creci 25.817;

    Dia 13: Deise Lucia Silva – Creci 38.811;

    Dia 15: Bianca Costa Pinho Gomes – Creci 38.811.

    Nossos parabéns a todos vocês!

    Últimas