Prefeitura anuncia ampliação de vagas de UTI para pacientes sem Covid-19
Para tentar reduzir a fila de espera de pacientes por vagas de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura anunciou que vai utizar 10 dos mais de 71 leitos do Hospital Nossa Senhora Aparecida para pessoas com outros problemas de saúde, sem Covid-19. Os leitos, embora prontos, têm ficado ociosos em função da demanda menor do que a oferta de leitos destinados exclusivamente para pacientes com o coronavírus. Os primeiros leitos do hospital foram inaugurados em meio à pandemia, exclusivamente para atender pessoas com complicações decorrentes do novo vírus.
Os leitos que passarão a ser utilizados por pacientes com outras comorbidades ficam no primeiro andar da hospital, o que permitirá separação total dos doentes. Sem estas 10 vagas exclusivas para pacientes com coronavírus, a cidade terá, temporariamente, 112 vagas exclusivamente destinadas aos infectados pelo vírus. Na próxima semana, no entanto, o número deve ser novamente ampliado, já que o hospital vai abrir mais 16 leitos para Covid-19. Segundo a Prefeitura, se ncessários, estas novas vagas também poderão ser readequadas para leitos de UTI clínicos, ou seja, poderão internar pacientes de outras comorbidades.
“Pacientes acometidos pelo novo coronavírus estão isolados no segundo andar da unidade. No primeiro andar ficarão, apenas, internos de outras comorbidades. Esse isolamento entre pacientes e equipes médicas se faz necessário justamente para que não ocorra uma contaminação. Outros hospitais particulares já trabalham desta forma. As entradas e saídas desses locais também serão remodeladas com a mesma intenção de fazer com que não haja risco de disseminação da doença. Todas as medidas são analisadas antes de qualquer atitude. Nosso plano de zelar pela vida dos petropolitanos permanece acima de tudo. Também na próxima semana o município vai receber mais 10 leitos de UTI clínicos no HAC, destinados ao tratamento e internação de pacientes com outras enfermidades que não seja a COVID-19, o que vai reforçar, ainda mais, nosso quadro de internações pelo SUS na cidade”, afirmou a secretária de saúde do município, Fabíola Heck.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, Petrópolis tinha, até a tarde desta terça-feira (4/8), 27,05% dos 122 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 ocupados.