• Retenções provocadas por serviço de pavimentação na Barão afetaram mais de 20 linhas de ônibus em Petrópolis

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  • 05/08/2020 09:33

    Mesmo com movimento menor em função da pandemia, que suspendeu aulas nas redes pública e particular de ensino e restringiu atividades, as obras de pavimentação da Estrada União e Indústria, iniciadas nesta terça-feira na Avenida Barão do Rio Branco, no trecho próximo à Rua 13 de Maio, complicaram o trânsito na cidade. Durante todo o dia houve registro de retenção em diferentes pontos. Segundo o Sindicato das Empresas de Trabsportes Rodoviários (Setrabspetro), todas as empresas de ônibus registraram atrasos e perdas de viagem nas linhas que passam pelas ruas Padre Siqueira, no Centro, e Doutor Hermogênio Silva, no Retiro. A operação começou a sofrer impactos já no início da manhã, mesmo com a alteração de itinerários, se estendendo durante toda a tarde desta terça-feira (4). 

    Segundo a Cidade Real, duas linhas de ônibus foram afetadas. A 106 – Bataillard cumpre itinerário, sentido Centro, passando pela Rua Alfredo Pachá, seguindo pela Avenida Roberto Silveira e Avenida Köeller, quando retoma o trajeto normal na Avenida Tiradentes, próximo à Catedral.

    Já a linha 113 – Marechal Hermes, sentido bairro, está passando pela Avenida Köeller em direção à Montecaseros, seguindo pela Avenida Piabanha e Rua Mosela, subindo a Rua Álvaro Lopes de Castro e descendo pela Rua Kopke, cumprindo posteriormente seu itinerário normal.

    O impacto também está atingindo a operação dos ônibus da empresa Petro Ita. Ainda pela manhã, a empresa foi autorizada a mudar o itinerário de todas as linhas do Quitandinha via Avenida Köeller, para seguir via Doutor Nelson de Sá Earp, devido ao trânsito intenso.

    A Cidade das Hortênsias também apresentou atrasos na linha 370 – Terminal Itamarati x Terminal Centro, que teve o itinerário alterado para a Avenida Köeller.

    Já a empresa Cascatinha sofreu atrasos que variam entre 10 e 20 minutos, além de perdas de viagem durante o dia em algumas linhas. Entre as afetadas estão a 502 – Comunidade São Luiz, 503 – Cidade Nova, 504 – Carangola, 505 – Vila Manzini, 506 – Vicenzo Rivetti, 507 – João de Deus, 508 – Max Manoel Molter, 510 – Vale dos Esquilos, 512 – Quarteirão Brasileiro, 513 – Comunidade do Alemão, 515 – Jardim Salvador, 516 – Roseiral, 518 – Atílio Marotti, 519 – Vale do Carangola, 525 – Comunidade do Neylor, 526 – Modesto Guimarães, 528 – Alto Comunidade do Alemão e 529 – Vicenzo Rivetti.

    A empresa Turb Petrópolis também apresentou interferências nas linhas 600 – Terminal Corrêas e 700 – Terminal Itaipava, com atrasos de até 40 minutos, necessitando adotar itinerário sentido Centro pela Rua Alfredo Pachá.

    O Setranspetro orienta que os passageiros baixem gratuitamente o aplicativo “Vá de ônibus” para acompanhar, em tempo real, a localização dos ônibus em Petrópolis. Para os passageiros da Turb Petrópolis, está disponível o novo aplicativo “Cittamobi”.

    A obra

    As obras na Estrada União e Indústria são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As equipes começaram os trabalhos pela fresagem (retirada) do asfalto antigo no início da Av. Barão do Rio Branco (trecho próximo da Rua 13 de Maio). Já nesta quarta, será aplicada a nova camada de material no local. O esquema de trânsito será o mesmo realizado nesta terça.

    Nesta quarta, a obra vai acontecer em três frentes: a colocação do asfalto no trecho que foi fresado (no início da Barão); a retirada do pavimento de mais um trecho (ainda na Barão); e a sequência das intervenções no sistema de drenagem (na região do Retiro). O trabalho vai ocorrer novamente entre 7h e 17h. São pelo menos 35 funcionários da empresa Santa Luzia Engenharia – contratada pelo Dnit para executar a reforma – atuando nesses locais.

    “Essa é uma obra que vem somar para a cidade. A infraestrutura é necessária, obrigatória para o desenvolvimento de Petrópolis. O transtorno vai acontecer, mas a gente pede paciência para a população. As pessoas que puderem evitar os trechos em obra, que usem as vias alternativas para evitar o trânsito. Essa é uma forma do cidadão petropolitano apoiar para que a obra possa fluir de forma mais rápida, segura. O município fez um trabalho incansável junto ao Dnit para que essa obra acontecesse e todos nós seremos beneficiados por ela no futuro”, afirma o secretário de Obras, Ernane Dias.

    O esquema de trânsito permanece o mesmo nesta quarta-feira. Haverá bloqueio apenas no trecho em obra. Quem estiver indo em direção ao Centro não poderá passar pela Rua 13 de Maio. A opção é a Rua Padre Siqueira, que continuará com o sentido invertido.

    As linhas de ônibus continuam fazendo desvio pelas ruas Alfredo Pachá, Roberto Silveira e Av. Koeler, antes de acessarem a Rua da Imperatriz e continuarem pelo itinerário normal.

    O retorno das linhas ônibus continuará com a rota habitual, pela Rua 13 de Maio e pela Barão do Rio Branco. Essas ruas também estarão disponíveis para os veículos que quiserem ir para o Retiro.

    Ainda assim, a CPTrans segue recomendando aos motoristas que precisam se deslocar entre o Centro e Correas ou Itaipava, que utilizem como rota alternativa o Quissamã.

    Antes da pandemia, a União e Indústria registrava movimento de 100 mil pessoas por dia, o que reforça a importância dessa obra. Todo trecho desde até Pedro do Rio, com quase 25 km de extensão, será reformado. Além da pavimentação e da drenagem, também estão previstos outros pontos ao longo do trabalho, como intervenções em calçadas, baias de ônibus, sinalização, entre outros. Em trecho já nos distritos, estão previstas 10 obras de contenção, que podem ser feitas simultaneamente à pavimentação no trecho mais próximo ao Centro.

    A Prefeitura tem projetos para melhorar a mobilidade urbana e o trânsito na entrada do Carangola, Correas, Bonsucesso e Itaipava e busca alinhar junto ao Dnit para poder executar essas intervenções junto ao cronograma da reforma.

     

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