• Sistema de monitoramento será ampliado com 20 novas câmeras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/07/2020 10:51

    A prefeitura de Petrópolis anunciou que vai ampliar o monitoramento do município com mais 20 câmeras que serão adquiridas com recursos federais. Com isso, considerando os equipamentos do Centro Integrado de Operações e do Terminal Centro, serão 111 câmeras de segurança espalhadas pelo município.

    Leia também: Animais tiveram corpos carbonizados ou cobertos pela fuligem; danos a fauna e flora levarão décadas para serem reparados, afirma Rebio Araras

    Além das 20 câmeras – quatro com rotação de 360º e 16 fixas – também serão adquiridos mais 97 itens como nobreaks, conversor óptico, servidor de gravação de imagens, televisores (para acompanhar as imagens), rádios de comunicação, entre outros e um quilômetro de cabeamento óptico.

    A licitação ainda prevê a contratação do serviço de instalação e configuração dos equipamentos. O teto máximo da licitação é de R$ 604 mil, sendo 426 mil de repasse do governo federal através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e contrapartida de R$ 178 mil – cabe lembrar que, com a participação de vários interessados, o valor final será menor que o teto estabelecido. A concorrência será realizada no dia 14 de agosto.

    O Ciop começou a fazer o monitoramento em maio de 2018 e, desde então, já registrou 727 imagens. Dessas, 416 são de crimes ou suspeitas (57,2% do total); 148 cenas mostram ocorrências de trânsito (20,4%); e também há 163 registros de outras situações. Além dos órgãos de segurança, as imagens são acompanhadas pela CPTrans, pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.

    O Ciop tem 56 câmeras espalhadas em 46 locais da cidade. Em cada ponto, há uma câmera que filma em alta definição em até um quilômetro de distância, rotação de 360º. Também foram instaladas câmeras fixas em cinco entradas da cidade – Quitandinha, Bingen, Alto da Serra, trevo de Bonsucesso e Posse – para identificar veículos roubados. Na Rua Teresa, foi colocada uma câmera que faz reconhecimento facial.

    Recém-reformado, o Terminal Centro conta com 34 câmeras de segurança, com quatro delas transmitindo em tempo real para o Ciop, permitindo o monitoramento 24 horas por dia do local.

     

    Últimas