Obra de construção de uma quadra poliesportiva na UCP aguarda avaliação do Iphan
Após receber uma denúncia, o órgão de preservação notificou o empreendedor a apresentar o projeto em execução para avaliação por parte do instituto.
Aline Rickly – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) orientou a paralisação das obras de construção de um ginásio poliesportivo em frente à Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Após receber uma denúncia, o órgão de preservação notificou o empreendedor a apresentar o projeto em execução para avaliação por parte do instituto. Além disso, foi pedido também que a Universidade apresente um projeto de recuperação paisagística do jardim histórico. De acordo com a assessoria de imprensa do Iphan, as obras foram paralisadas até que o projeto em execução seja analisado e, eventualmente, readequado.
Para o coordenador do Instituto Civis Mauro Corrêa, esse tipo de construção é inadequado para o local, que fica próximo a um bem tombado. Para ele, a obra destoa completamente das características do imóvel. Além disso, ressalta que a universidade já possui um ginásio, localizado no Bingen.
Diferente do que foi informado pelo Iphan, a UCP, também por meio da assessoria de imprensa, disse que as obras da quadra do Campus situado na Rua Benjamin Constant não estão paradas, mas em fase de conclusão. Ou seja, estão sendo feitos apenas alguns acabamentos e a elaboração de projeto paisagístico de comum acordo com o Iphan para integrar a quadra ao ambiente.
Ressaltou ainda que a obra contou com a autorização do Iphan e o projeto já vinha sendo tratado desde 2005