• Fogo que começou com queima de lixo chega perto de casas em Araras e mobiliza bombeiros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/07/2020 10:11

    O tempo mais seco e a imprudência têm contribuído para números que preocupam o Corpo de Bombeiros na cidade: apenas nos últimos cinco dias, equipes do 15º Grupamento Bombeiro Militar receberam mais de dez chamados para combater incêndios florestais em diferentes pontos da cidade. Nesta sexta-feira, um incêndio de grandes proporções atingiu o Morro do Cruzeiro, em Araras, e já destruiu mais de 2,5 hectares de vegetação. O fogo chegou perto de casas da região, assustando moradores. Os bombeiros estão no local e contam com o apoio de uma aeronave, que tem ajudado no combate e no monitoramento dos focos na região. 

    Segundo o comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers, o incêndio desta sexta-feira foi o maior registrado na semana. Atingiu uma área de mata não protegida. As chamas chegaram bem próximas a casas na Estrada da Mombaça e também na BR-040. Os bombeiros atuam também por terra no combate às chamas. Uma equipe trabalha na proteção aos imóveis. Segundo moradores, o incêndio teria começado na localidade do Poço dos Peixes em Araras, com um morador queimando lixo.

    Foto: Fred Martins

    Desde a última segunda-feira, foram registrados incêndios florestais na Estrada do Cantagalo, no Vale do Cuiabá, Estrada Silveira da Mota, na altura de São José do Vale do Rio Preto, no Santa Isabel, no Caxambu, em Pedro do Rio, no Retiro, Bairro da Glória e Itaipava. O 2/15 Destacamento de Três Rios também registrou ocorrências de incêndios florestais em, pelo menos, cinco localidades do município de Três Rios. 

    Nesta semana, teve início a Operação Extinctus CIF 2020 na Região Serrana. O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) disponibilizou aeronaves para auxiliar na prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais em Petrópolis e Nova Friburgo.

    *Texto atualizado às 18h30 para acréscimo de informações.

    Últimas