Treino intervalado pode ser melhor para o hipertenso
Qual treinamento físico é mais adequado ao hipertenso e/ou cardiopata? Certamente a maioria das pessoas responderiam treino contínuo de baixa intensidade. Resposta conservadora calcada no medo de arriscar um treino de alta intensidade no hipertenso achando que poderia ter um problema qualquer no meio do treino. Nesse sentido o treino intervalado com tiros curtos de até 30s a mais de 90% da velocidade de pico, conjugado com descanso ativo e/ou passivo de igual período tem demonstrado melhores resultados na redução da Pressão Arterial tanto sistólica como diastólica.
A literatura já é farta nesse sentido e eu mesmo tenho comprovado na prática com alunos (as) hipertensos. Claro, desde que o aluno (a) já tenha passado por avaliações médicas confiáveis. Apenas para citar um estudo Wisloff et al (2007) avaliaram as adaptações cardíacas entre o treinamento Intervalado de Alta Intensidade e Contínuo em idosos com insuficiência cardíaca grave, sendo que todos possuíam hipertensão. Os resultados mostraram que somente o treinamento de alta intensidade promoveu aumento do débito cardíaco em 11,5%, volume de ejeção em 17%, fração de ejeção em 35% e função diastólica. Dados que resultam melhora geral da eficiência cardíaca e da hipertensão arterial. Resta saber qual a melhor conjugação entre tiro x descanso mais eficiente e não falta também estudo nesse sentido. Killpatric et al. (2015) avaliaram diferentes protocolos de HIIT utilizando tempos iguais de estímulo x descanso 24 tiros 30sx30s; 12 tiros 60sx60s e 6 tiros 120sx120s.
Observou-se que os tiros curtos são mais eficientes avaliados pela Escala de Borg e Frequência Cardíaca mais baixa. A minha preferência são pelos protocolos de Tabata 96 com tiros curtos conjugados com o dobro do tempo em descanso ativo (10sx20s) ou (20sx40s). Tenho visto bons resultados em meus alunos e em meu próprio treinamento de corrida na esteira. Portanto, “achar” que treino intervalado de alta intensidade é perigoso para hipertenso já está na esfera do puro “achismo” mesmo. Não significa que treino contínuo de baixa intensidade não surta efeito. Resolve sim, mas leva mais tempo além de ser melhor que nada.