• Notícias do corpo: Cuidado para não discriminar os idosos

  • 19/07/2020 14:00

    Com a reabertura das academias, em um programa de esporte na TV escutei numa entrevista, uma resposta infeliz. “As academias devem abrir com as novas regras de distanciamento, higienização e com capacidade reduzida”. Até aí nada de mais. A infeliz resposta foi quando o entrevistado se referiu aos idosos que: “Devem ser sugerido aguardar mais um pouco por ser grupo de risco”. Ainda bem que usou a palavra “sugerido” porque, em primeiro lugar “NÃO PODE PROIBIR”.

    Com a Covid-19, sendo exaustivamente falado todos os dias que “os idosos” são grupo de risco, acabou ficando rotulado (quase virando discriminação) que todo mundo com mais de 60 anos é doente. Não é verdade. Esse grupo que frequenta academia é justamente o que mais se preocupa e cuida da saúde como um todo. Não come porcaria, faz seus exames médicos periódicos, dorme cedo e acorda cedo. Ou seja, cuida da saúde como um todo e não vai para a academia simplesmente “malhar”. Vale lembrar que os óbitos na cidade e no mundo, não resta dúvida que são os idosos com mais de 60 anos. Porém, mais de 90% com comorbidades não controladas como hipertensão arterial, diabetes entre outras. Doenças que são controladas, entre outras ações, com atividade física regular.

    Entretanto, as faixas etárias de maior índice de contaminação CONFIRMADA são as de 30 a 39 anos e 40 a 49 anos. Quem quiser é só acessar lá a página da Secretaria Municipal de Saúde e olhar os painéis. Os proprietários de academia inteligentes, com as novas regras, estão até reservando horários especiais para os seus matriculados idosos. Pergunta que não quer calar… Quem tem mais probabilidade de ser hospitalizado se for infectado? Um idoso fisicamente ativo sem nenhuma comorbidade ou um jovem sedentário hipertenso, diabético e obeso? Onde é mais fácil contrair o vírus? No mercado ou numa academia em ambiente totalmente controlado? No ônibus ou numa academia? No restaurante, também liberado com regras, ou numa academia? No Shopping ou numa academia? Na fila no banco ou na academia? Fala sério! As academias, local onde se pratica SAÚDE deveria ter sido as primeiras a abrir nesse novo ANORMAL. Prof. Moraes

    Últimas