Museu Imperial lança aplicativo para turistas
Museu Imperial História em Mãos é o nome do aplicativo lançado pelo Museu Imperial em Petrópolis que disponibiliza informações históricas sobre os ambientes e peças dispostas ao longo do circuito de exposição permanente do Museu, através de QR Codes. Assim, o visitante pode fazer seu tour de maneira independente. Disponível para os sistemas Android e IOS, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente.
Uma vez com o aplicativo, o visitante deverá aproximar seu smartphone do QR Code (código de barras que pode ser escaneado através de um celular equipado por câmera) que estará afixado na sala de interesse para obter imagens, textos e demais informações sobre os ambientes e peças que pertenceram à Família Imperial Brasileira. São 20 ambientes que dispõem da nova tecnologia.
De acordo com a museóloga e organizadora do projeto, Muna Raquel Durans, “essa é uma forma de modernizar um museu que é clássico e ortodoxo como o Museu Imperial”. A seleção das alas contempladas pela nova tecnologia foi de acordo com a importância dos espaços, mas a intenção é de expandir futuramente para outros ambientes e no número de informações disponíveis. “Há certas curiosidades e informações que, infelizmente, ficam restritas apenas a quem trabalha no museu. Nossa intenção é conseguir tornar toda a História por trás dessas obras conhecida para aqueles que vierem nos visitar”, disse a assessora de comunicação do museu, Patrícia França.
Disponível em dois idiomas, português e inglês, a ferramenta também atende ao público com necessidades especiais: de audição e de visão. A iniciativa contou com o apoio da Sociedade de Amigos do Museu Imperial (Sami). O aplicativo está disponível para download na Play Store ou através site do Museu Imperial (www.museuimperial.gov.br). O Museu Imperial destaca que o aplicativo está em fase de teste, aberto a críticas, sugestões e opiniões dos usuários para o aprimoramento da ferramenta.