Pendências de projeto da prefeitura impedem reforma do Palácio de Cristal
Há seis meses as obras de revitalização do Palácio de Cristal estão embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O motivo são pendências no projeto que a Prefeitura de Petrópolis ainda não solucionou. De acordo com o Iphan, o governo municipal não apresentou o Projeto de Monitoramento e Resgate Arqueológico e o cronograma de obras e execução das amostras de piso in loco.
No dia 24 de junho, o Iphan encaminhou um parecer técnico para a prefeitura sobre a restauração do Palácio de Cristal, porém, segundo o instituto, a aprovação é parcial, uma vez que ainda faltam pendências a serem sanadas. O Iphan ressaltou que a apresentação do Projeto de Monitoramento e Resgate Arqueológico e o cronograma de obras e execução são necessários para garantir que o bem tombado não seja descaracterizado.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional afirmou, em nota enviada à Tribuna, que as obras só poderão ser retomadas quando as pendências foram atendidas. A reforma do Palácio de Cristal começou no ano passado e este ano, quando as intervenções chegaram aos jardins, foi preciso fechar o ponto turístico para que os trabalhos fossem executados.
Além dos problemas no projeto de revitalização, a prefeitura também teve que mudar a empresa que estava realizando a obra. A vencedora da licitação abandonou os trabalhos e o governo municipal teve que convocar a segunda colocada para continuar o serviço. Também na semana passada, o prefeito Bernardo Rossi esteve em Brasília cobrando o repasse atrasado da verba destinada a reforma.
A revitalização do Palácio de Cristal acontece por um meio de um convênio entre a prefeitura e o Ministério do Turismo, e boa parte do dinheiro é proveniente de uma emenda parlamentar – R$ 1.144.768,83. Segundo o governo municipal, o ministério tem que repassar R$ 140 mil referentes à quitação da terceira medição da obra.
O projeto de reforma prevê novos banheiros com acessibilidade, troca do piso e de toda a parte elétrica. O Palácio de Cristal é um dos principais pontos turísticos da cidade e em 2020 completou 136 anos. O espaço também é a principal área da Bauernfest – Festa do Colono Alemão – recebendo durante os dias do evento mais de 400 mil pessoas, e do Natal Imperial, quando recebe decoração e iluminação especial.
Este ano, devido à pandemia do Covid-19, a Bauernfest foi cancelada e ainda não há informação sobre a realização do Natal Imperial.
Leia também: Lotação no transporte público é tema de reunião entre os ministérios públicos, CPTrans e SSOP