• Petrópolis inclui testes rápidos em boletim diário: cidade tem mais de 2,8 mil casos de coronavírus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/07/2020 11:02

    A inclusão dos testes rápidos, que vêm sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde e no sistema drive thru, no boletim oficial divulgado pela Prefeitura diariamente, informando sobre os casos de coronavírus na cidade, provocou um salto no número de pacientes que testaram positivo para Covid-19 na cidade. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, do 10.263 testes realizados até agora, 2.817 deram positivo, o que representa 27,4%. O boletim também aponta mais um óbito – são 120 mortes por Covid-19 até o momento. 

    Agora os dados incluem o PCR e o teste rápido – este último não vinha sendo contabilizado pelo município, provocando a desconfiança de promotores e procuradores, que têm acompanhado a evolução da doença na cidade. Com a mudança na contagem, foram incluídos na contagem mais de 1,2 mil casos confirmados, que até agora não apareciam nas estatísticas. 

    Leia também: Saúde disponibilizará 2500 testes rápidos de Covid-19 em 8 locais no fim de semana

    As inúmeras divergências nas informações divulgadas diariamente pela Prefeitura e as informações que vinham sendo prestadas ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal vinham sendo questionadas e apontadas como subnotificação. Após as constantes solicitações do MPE e MPF, os dados dos testes rápidos passaram a integrar o boletim.

    Sendo assim, segundo a Secretaria de Saúde, Petrópolis contabiliza 2.817 casos confirmados de coronavírus. Destes, no entanto, só 1.787 casos foram notificados à Vigilância Epidemiológica. Foram 10.263 pessoas que realizaram os testes (PCR + rápidos), sendo 7.383 negativos. Ainda há 63 casos em análise.

    Do total de casos confirmados notificados à Vigilância Epidemiológica, 565 se recuperaram. Em relação as pessoas que realizaram o teste rápido e não foram notificados a Vigilância, não há informações sobre quantos não apresentam mais os sintomas da doença.  

    No painel de monitoramento da Covid-19, que inclui apenas os casos notificados oficialmente “segundo os critérios epidemiológicos”, de acordo com informações da Prefeitura, a Prefeitura detalha os casos. Em nota de esclarecimento, o governo municipal frisou que no boletim epidemiológico divulgado diariamente nas redes sociais, estão contabilizados o total dos casos testados. Segundo a Prefeitura, o número total de testes positivos não representa a quantidade de pessoas doentes na cidade. Isso porque muitos destes pacientes já tiveram a doença e, hoje, se encontram livres do vírus.

    Saúde confirma mais uma morte por covid 

    Uma mulher de 73 anos, moradora do Bingen, teve a morte confirmada por Covid nesta quinta-feira. Ela foi internada no Hospital SMH- Beneficência Portuguesa no dia 28 de maio e faleceu nesta terça-feira, dia 7. A paciente tinha hipertensão arterial. Ao todo, 120 pessoas morreram por covid em Petrópolis, e há outros cinco óbitos suspeitos.

    Nesta quinta-feira, segundo o painel de monitoramento, há 75 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. São 40 internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 35 em leitos de clínica médica. De acordo com o monitoramento feito pela Saúde, hoje o município contabiliza pelo SUS 25% dos leitos clínicos e 25,41% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.

     

     

    Últimas