• Giro da Tribuna: Protocolo para o mountain bike

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/07/2020 10:06

    A Copa Internacional de Mountain Bike ensaia um retorno às atividades. Para elaborar um protocolo, o organizador da competição, Rogério Bernardes, terá como base eventos que estão começando a retomar à rotina pelo mundo e também as instruções da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e União Ciclística Internacional (UCI).

    Bernardes falou, dias atrás, os mecanismos para a volta do campeonato.

    “Iniciamos a elaboração de protocolos que poderão fazer parte deste ‘novo normal’ dentro das competições de mountain bike. Para isso, além de ter como base eventos que já estão acontecendo nos Estados Unidos e Europa, também estamos buscando informações através de profissionais da saúde que pedalam e conhecem o universo do mountain bike para que este possa ser um protocolo referência também para outras competições”, comentou o organizador.

    De acordo com Rogério, as medidas passam pelo lava bike, bolsão de largada e chegada, alinhamento, entrega de kits, premiação, área de circulação do público, entre outras dezenas de setores.“Tudo será estudado junto com pessoas da área da saúde que conhecem o evento e tem o hábito de pedalar. Mas, dentre as medidas estão, maior distanciamento entre as máquinas de lava-bike, bolsão de largada maior, alinhamento com cinco atletas por linha, pódio apenas com o campeão, dentre outras providências”, explicou.

    Devido à pandemia, existe a incerteza quanto à realização da etapa do mês que vem.

    O organizador comentou que ainda está estudando se vai ou não haver Taubaté. “As condições que Taubaté proporciona, começando pelo Parque Vale do Itaim que é amplo, são muito favoráveis. Estou motivado buscando informações para que a Copa Internacional se torne também referência para outros eventos”, afirmou. A prova está confirmada para os dias 28 a 30 de agosto. Já a segunda etapa, prevista para Petrópolis, será entre os dias seis a oito de novembro e Congonhas de quatro a seis de dezembro.

    Caso ocorra o cancelamento da etapa de Taubaté, a prova marcada para Petrópolis ganha importância para a competição em si e para os pilotos. Afinal, ela contará pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais. Além disso, comemora a 25ª edição na temporada. Na Cidade Imperial, existe a confiança da possibilidade da prova acontecer, ainda que sob rígido controle de saúde e sanitário. Existe, ainda, o aspecto econômico da prova.

    No site oficial, a organização da Copa Internacional revela em uma matéria que a competição traz algo em torno de R$ 2 milhões de reais, injetados em boa parte na rede hoteleira, por conta da estrutura e pessoal que passa por até quatro dias no município por conta da prova. “Sendo a principal competição de mountain bike de toda América e uma das que mais soma pontos no ranking internacional no mundo, o evento leva para a cidades sedes grandes nomes do mountain bike nacional e mundial. A etapa reúne os principais atletas do esporte, além de movimentar economicamente diversos setores do município, desde o turístico através de hotéis e restaurantes, até comerciais como lojas, farmácias, serviços e postos de gasolina”, justifica a organização.

     

    Pesquisa

    Com a pandemia do novo coronavírus, os parques e as academias tiveram que fechar as portas e a corrida de rua ganhou força. Além dos treinos em casa, sair para correr tem se tornado um hábito de muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa recente, feita pela marca Asics, houve aumento de 47,3% de no número de pessoas correndo globalmente.

     

    Pesquisa 2

    Em Petrópolis, verificou-se em vias tradicionalmente ocupadas também por pessoas que gostam da corrida de rua que, a medida que o governo local flexibiliza as atividades, o número tem crescido. É também uma nova tendência está surgindo devido ao medo de contágio e a busca por uma opção mais barata de exercício físico. Além de ser um esporte em que podemos praticar sozinhos, também contribui para a saúde mental.

     

    Stock Car

    A Stock Car ainda aguarda definições dos órgãos de saúde para retornar, mas a certeza de corridas bastante emocionantes já é uma realidade para o pentacampeão Cacá Bueno. Após fazer seu primeiro teste com o carro de 2020, o piloto da iCarros-ACDelco Crown Racing, equipe sediada em Petrópolis, avaliou positivamente a mudança na estrutura do novo stock car. Cacá acredita que os pilotos vão arriscar mais nas curvas e que o púbico também aprovará esse novo design dos carros.

     

    Estádio Atílio Marotti

    As obras no Serrano avançam. O sistema de irrigação será testado nesse fim de semana, sendo assim concluída uma etapa importante nas obras do estádio Atílio Marotti para o Campeonato Estadual da Série B1. Na semana que vem, a expectativa é o plantio da grama para que o local tenha ainda neste ano, pelos planos da diretoria, um dos melhores campos de futebol do estado do Rio para jogar bola.

     

    Serrano emite nota sobre TV Globo

    A Interfut, através do Serrano, emitiu uma nota sobre o fim do contrato da TV Globo com os clubes no Campeonato Carioca. Na íntegra, a nota é essa: “A princípio a Globo não apoiava a série B. Mas de qualquer forma começa a se desenhar um novo modelo nos direitos de transmissão e estaremos atentos ao posicionamento da FERJ e torcendo para que isso possa permitir aos clubes uma nova fonte de receita”.

     

    Curtas

    Petrópolis pode sediar o Brasileiro de hóquei – Petrópolis deve ser mantido no calendário da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinagem para ser sede do Campeonato Brasileiro feminino, no ginásio da Casa de Portugal, em Quitandinha.

    Petrópolis-Itaipava só aguarda um ok da Prefeitura – A Corrida Petrópolis-Itaipava (de percurso de 15 quilômetros) segue marcada para o dia dois de agosto, mas a sua realização depende de uma resposta da Prefeitura para a sua liberação.

    Clubes buscam formas de sobreviver – Proibido pelo decreto municipal em promover atividades esportivas, o Corrêas busca a alternativa do empreendimento para sobreviver. O clube criou serviço de almoço e lanche delivery que hoje é um sucesso de vendas.

    Leia também: Giro da Tribuna: Minifootball faz parcerias para fortalecer o Fut 7

    Últimas