• Moradores da BR-040 cobram retorno do transporte coletivo na estrada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/06/2020 12:20

    Moradores das comunidades as margens da BR-040 fazem na tarde desta sexta-feira (26), uma manifestação na altura do km 95, cobrando alternativas para o retorno do transporte coletivo no trecho. O protesto é intermitente e está sendo acompanhando pela PRF e por inspetores de tráfego da Concer. De acordo com a concessionária, a região pode apresentar retenção.

    Com os decretos de suspensão de ônibus de linhas intermunicipais os moradores dessa região ficaram isolados. A comunidade de Santa Rosa, fica nos limites do município de Duque de Caxias, mas os moradores recorrem principalmente a Petrópolis para ter acesso a serviços básicos. Os moradores se reuniram com cartazes cobrando ações das duas prefeituras para que a população possa ter acesso aos centros urbanos. 

    Leia também: Lanchonetes, cafeterias e sorveterias também estão autorizadas a funcionar

    A concentração teve início por volta de 13h, no trecho conhecido como Kadim da Serra. A comunidade de Santa Rosa tem quase mil famílias que dependem do ônibus que fazem as linhas intermunicipais para se deslocar para as cidades. Os ônibus da empresa Única que fazem o trajeto, estão impossibilitados de circulares por decretos municipais que restringem as viagens intermunicipais. Nem todos os moradores têm veículos próprios e pela distância, o transporte alternativo por táxi ou aplicativos se tornou inviável. 

    “A Prefeitura de Petrópolis colocou uma van pra atender os moradores, mas só funcionou duas semanas e depois parou, alegaram burocracias. E a população mais uma vez perdeu”, lamentou o morador Edmar Gomes Vieira. 

    Na comunidade não há mercados, farmácias, e até o posto de saúde mais próximo fica a cerca de 3km de distância. Para os moradores, a situação está insustentável, porque nem mesmo ao serviço médico estão tendo acesso por falta de transporte. Em abril, a Tribuna noticiou as dificuldades dos moradores. O problema da comunidade que fica no limite entre dois os municípios entrou em um jogo de empurra entre as prefeituras, longe de ter solução. 

    No início de junho, o Governo do Estado autorizou o retorno do funcionamento das linhas intermunicipais, mas a Prefeitura de Petrópolis recorreu na justiça, venceu e a determinação dos decretos municipais de restrição continuam em vigor. A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura que disse que a localidade está integrada ao município de Duque de Caxias, o que impede a CPTrans de viabilizar qualquer linha para atender os moradores da região, pois a mesma se encontra no escopo interestadual. 

    A Tribuna questionou o município de Duque de Caxias sobre quais alternativas serão adotadas para atender a comunidade, a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos da prefeitura de Duque de Caxias informou que o transporte coletivo dos moradores é feito por linha intermunicipal, concedida pelo DETRO-RJ – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro. O órgão também é responsável pela fiscalização e liberação da circulação da linha.

    Últimas