• Detran autoriza abertura das autoescolas, mas Prefeitura veta funcionamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2020 11:03

    Depois de mais de três meses fechadas por conta da pandemia do Covid-19, as autoescolas foram autorizadas pelo Detran a reabrirem na manhã desta quarta-feira (24) em todo o Estado do Rio de Janeiro. No entanto, em Petrópolis, a Prefeitura vetou o funcionamento destes estabelecimentos e em nota informou “que este tipo de seguimento ainda segue em análise para a reabertura”.

    Segundo os proprietários das autoescolas, a Prefeitura autorizou apenas o funcionamento das secretarias em horário diferenciado no Centro – entre 12h e 18h – e para as que ficam localizadas nos bairros e distritos, o atendimento pode acontecer em horário normal, das 8h às 18h.

    As aulas práticas e teóricas continuam suspensas e sem previsão para recomeçarem.  “Desde a semana passada, quando o Detran anunciou o retorno, venho procurando o governo municipal para conseguir a autorização para abrir. Só conseguimos uma posição na noite de terça-feira, mesmo assim foi negado o nosso funcionamento”, disse o Luis Marcelo Gontijo.

    A maior preocupação dos proprietários das autoescolas é com os prazos para a conclusão dos processos dos alunos da primeira habilitação. Em março, quando os estabelecimentos foram fechados, o Detran concedeu mais 120 dias para o término desses processos, mas sem uma previsão para a reabertura em Petrópolis pode haver prejuízos para os alunos.

    “Essa questão dos prazos é uma de nossas maiores preocupações. Os prazos da primeira habilitação foram ampliados de 12 para 18 meses, mas já se passaram mais de três que estamos com as atividades totalmente interrompidas”, alertou Luciane Vasconcelos. Ela conta que atualmente são 240 alunos com processos em aberto na sua autoescola.

    Na semana passada o Detran emitiu normas para que as autoescolas pudessem funcionar, entre elas a redução em sala de aula na ordem de 50% de alunos; o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro nos ambientes de aprendizagem; o uso obrigatório de máscara para alunos e todos os funcionários e a higienização dos veículos no início e no término de cada aula prática. As provas teóricas e práticas ainda não estão autorizadas pelo Detran, mas a expectativa é de que retornem em julho.

    Leia também: Restaurantes só poderão funcionar até 22h e com 30% da capacidade

    Últimas