Restaurantes, hotéis e pousadas não são incluídos na linha amarela
A Prefeitura desistiu de incluir os restaurantes, hotéis e pousadas na chamada linha amarela, cujas atividades terão permissão para abrir nesta segunda-feira (15). Durante a semana a Prefeitura consultou o os ministérios públicos Federal e Estadual sobre a possibilidade, em reunião, e os órgãos não se opuseram a reabertura dessas atividades. Na ocasião, o governo municipal confirmou a possibilidade, mas alegou que ainda dependia de nota técnica da Secretaria de Saúde, que deveria indicar como estes estabelecimentos poderiam funcionar de forma segura a clientes e funcionários.
Com a decisão da Prefeitura, a linha amarela será mantida apenas com as atividades previstas no plano de retomada do comércio e serviços: comércio ambulante; agências de publicidade; lojas de vestuário, acessórios, calçados e afins; comércio de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; imobiliárias; lojas de equipamentos de informática; escritório de contabilidade, advocacia e congêneres; joalherias e relojoarias; agências de turismo; estúdios de pilates/massagem e fisioterapia (com atendimento individualizado); salões de beleza e barbearias. Esses serviços poderão abrir seguindo normas de segurança e horários determinados. As regras estão no plano municipal de abertura das atividades econômicas e serviços disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Também está disponível no Diário Oficial do dia 5 e nas redes sociais da Prefeitura.
Leia também: Flexibilização não acaba com necessidade de isolamento, alertam autoridades
Sobre a inclusão de hotéis, pousadas e restaurantes nesta segunda fase de flexibilização, a Prefeitura informou que a retomada destas atividades segue em estudo, mas não detalhou quando essas atividades poderão retomar o funcionamento.
A flexibilização começou no dia primeiro com a abertura de estacionamentos rotativo e particular; papelarias e lojas de suprimentos para escritório; lavanderias; consertos de equipamentos elétricos e eletrônicos; óticas; restaurantes, lanchonetes e congêneres às margens da BR-040; concessionárias e agências de veículos; consultórios médico e odontológico; lojas de tecidos, armarinhos, artigos de costura e congêneres; autopeças e chaveiros.