Covid-19: dados mostram que pessoas de 30 a 39 anos são maioria entre infectados
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (10) mais duas mortes por Covid-19 em Petrópolis. Com estas, o número de óbitos em consequência da doença chegou a 77. As mortes confirmadas hoje são de um senhor de 81 anos, morador do Samambaia, que foi internado no dia 1º de junho e faleceu no dia 9 no Hospital Nossa Senhora Aparecida; e de uma senhora de 72 anos moradora do Itamarati, que foi internada no dia 30 de março e faleceu hoje no Hospital Clínico de Corrêas. Ambos tinham problemas de saúde – o homem sofria de hipertensão e a mulher, de doença neurológica crônica e acidente vascular encefálico.
Segundo informações do boletim diário divulgado pelo município, até o momento foram analisados 1.492 casos considerados suspeitos na cidade, mas, deste total, 570 tiveram resultado negativo no exame para Covid-19. Há 844 com diagnóstico confirmado e 78 aguardam os resultados dos exames.
Leia também: Saúde ainda não tem data para retomada dos atendimentos eletivos
Neste momento são 81 os pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação, esperando o resultado do teste. Pelo menos 398 pessoas são consideradas pela Prefeitura recuperadas do coronavírus. Esse número se refere as pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.
Números mostram que a maioria dos pacientes com diagnóstico confirmado tem de 30 a 39 anos, mas mortalidade é maior entre os idosos
Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde no chamado Painel Covid-19, que divulga diariamente a atualização de dados sobre casos de coronavírus em Petrópolis, mostram que, ao contrário do que se imaginava no início da pandemia, pessoas que têm de 30 a 39 anos representam tantos casos quanto os que têm mais de 60 anos. Até agora, 197 pacientes com mais de 60 anos foram diagnosticados com a doença, número que é ligeiramente menor do que o total de casos confirmados entre pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos, que somaram 199, segundo dados coletados até esta quarta-feira (9).
A taxa de mortalidade, no entanto, é bem maior entre os idosos: dos 77 óbitos confirmados até agora, 56 foram de pessoas com mais de 60 anos. Na faixa etária de 30 a 39 anos foram cinco mortes. Há, ainda, cinco mortes em investigação, todas de pessoas com mais de 60 anos.
Os gráficos mostram, ainda, que, dos 81 internados, 49 têm mais de 60 anos.
É possível ver todos os detalhes sobre o Covid-19 no município em https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html