Petrópolis é o sétimo do estado em número de denúncias de crimes ambientais
Um levantamento realizado pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, aponta que Petrópolis é o sétimo município do estado com maior número de denúncias de crimes ambientes. Os dados também evidenciam as principais práticas que são consideradas criminosas. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (5), Dia Muncial do Meio Ambiente.
Segundo o órgão, desde o dia primeiro de janeiro deste ano foram cadastradas 5160 denúncias de crimes ambientais em todo o estado. O município com maior número de denúncias é o Rio de Janeiro, seguido por Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói, Duque de Caxias, São João de Meriti e, em sétimo lugar, Petrópolis. Também estão entre os dez municípios com mais denúncias Maricá em oitavo, Angra dos Reis em nono e Berlford Roxo em décimo.
Mais de metade de todas as informações sobre crimes ambientais recebidas pelo Linha Verde no período foi de maus tratos contra animais, com um total de 1829 denúncias. Destacam-se também os crimes de poluição do ar (497 denúncias), desmatamento florestal (390), extração irregular de árvores (389), além de guarda e comércio de animais silvestres (263).
Leia também: Desmatamento na Mata Atlântica cresce 27,2%, diz relatório
Outra prática comum nessa época do ano, a soltura de balões teve um total de 31 registros desde janeiro. De acordo com o Linha Verde, esse número é inferior ao registrado no mesmo período dos últimos três anos. No entanto, o programa alerta que a população deve denunciar a confecção, armazenamento e soltura de balões, os quais são responsáveis por provocar tragédias como os incêndios florestais.
O Linha Verde esclarece que todas as denúncias cadastradas são encaminhadas aos órgãos competentes para averiguação, entre eles a polícia ambiental. Esses órgãos são responsáveis por coibir diversos crimes, auxiliando na preservação do meio ambiente no estado do Rio.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones (21) 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (custo de ligação local). Também é possível denunciar attravés do aplicativo “Disque Denúncia RJ”, por onde é possível enviar fotos e vídeos relacionados à denúncia.
Leia também: Salles revoga despacho que regularizava invasões na Mata Atlântica