• Moradores da Mosela temem deslizamento provocado por despejo irregular de entulho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/06/2020 18:57

    O despejo de entulho em uma encosta na Rua Nair de Oliveira kronemberger, na Mosela, está preocupando os moradores. A encosta fica colada no muro de um vizinho e abaixo tem, pelo menos, quatro casas que podem ser atingidas se o material deslizar. Vizinhos próximos temem que a força da chuva faça descer a encosta e provoque um deslizamento sobre as casas.

    “O primeiro pé d’água que cair, como costuma chover em Petrópolis, tá arriscado levar o muro da gente e as casas lá pra baixo”, relatou o morador Wilson Eduardo Idavir. O despejo de barro e entulho começou há pouco mais de um mês. Segundo Wilson, os vizinhos alertaram o proprietário do terreno sobre o perigo, mas o material continua sendo despejado no local.

    Há cerca de um mês os vizinhos pediram à Defesa Civil que fosse até o endereço para fazer uma vistoria, mas até agora não tiveram resposta. “O proprietário deveria ter contratado uma caçamba ou pedido à Prefeitura para recolher o entulho e depositar em um local adequado, e não jogar na encosta”, disse o morador. 

    Sem solução, Wilson contou que tem entrado em contato semanalmente com a Defesa Civil, mas a promessa da vistoria não tem previsão para ser cumprida. “A gente fica preocupado, porque sempre chove e tem mais de um mês que pedimos à Defesa Civil para vir. Vão vir depois que já tiver caído”, relatou.

    A Prefeitura foi questionada sobre a vistoria e disse que a solicitação está no cronograma desta semana. E disse ainda que, por se tratar de uma vistoria preventiva, o atendimento está dentro do prazo. A Defesa Civil também destacou que as solicitações de vistorias preventivas devem ser realizadas pelo telefone 199 diante de qualquer sinal de instabilidade em terrenos ou imóveis – como pisos trincados, rachaduras no solo ou paredes. A ligação e o serviço são gratuitos.

    Últimas