• Tocha Olímpica: prefeitura decreta ponto facultativo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/07/2016 17:47

    A passagem da Tocha Olímpica por Petrópolis na próxima sexta-feira vai provocar uma série de mudanças na rotina, principalmente no Centro da cidade. Para melhorar a fluidez e possibilitar a realização do evento, a prefeitura decretou ponto facultativo, portanto nenhuma repartição pública vai abrir as portas. Além disso, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) elaborou um plano de trânsito e fez algumas determinações para que o impacto seja minimizado, principalmente no que diz respeito aos congestionamentos, provocados pelo tumulto. 

    A Tocha deve receber a chama Olímpica no Palácio de Cristal. Dali os condutores vão revezar o transporte da mesma fazendo um tour pelo centro da cidade em direção ao Quitandinha. A chama vai sair da Alfredo Pachá; passando pela Avenida Roberto Silveira (lado ímpar); Praça Rui Barbosa; avenidas Koeler (lado ímpar) e Tiradentes; ruas da Imperatriz, do Imperador (lado ímpar), Paulo Barbosa e Caldas Viana, próximo ao Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina, de onde retornará para a rua do Imperador (lado par), cortando todo o centro da cidade em direção à rua Washington Luís, onde seguirá pelo  contra-fluxo em direção ao Quitandinha pelas ruas Coronel Veiga, General Rondon,  Joaquim Rolla e Avenida Estados Unidos, onde fica o Palácio Quitandinha. 

    Trânsito 

    As interdições devem acontecer a partir das 16h na Rua Alfredo Pachá, local de início do evento. As demais ruas envolvidas serão interditadas ao trânsito de veículos de acordo com o andamento do comboio, com início previsto para as 17h30.

    O estacionamento nas ruas envolvidas no trajeto da Tocha será proibido durante todo o dia. As demais ruas da cidade não sofrerão interdição ou qualquer restrição, no entanto devem sofrer com os reflexos do congestionamento e do aumento no fluxo, devido aos bloqueios montados ao longo do percurso da Tocha.

    Ônibus

    Segundo a CPTrans as linhas de transporte coletivo de todas as empresas de ônibus da cidade vão operar no regime de horários de sábado e sofrerão as seguintes alterações no itinerário, a partir das 16h:

    Os coletivos da região Itaipava, Corrêas, Barão do Rio Branco e Bingen que estiverem chegando no centro da cidade ficarão retidos na área central da Praça da Confluência, próximo ao Palácio de Cristal, até a passagem da Tocha e liberação da via. 

    Já os ônibus com destino aos bairros deverão ser desviados pelas ruas Floriano Peixoto, Alberto Torres e Avenida Ipiranga, a partir das 16h. 

    Os ônibus da região do Quitandinha serão os mais afetados. No sentido Centro as linhas vão sofrer mudanças no itinerário a partir da Ponte Fones, seguindo pelas ruas Olavo Bilac, Cristóvao Colombo, Cardoso Fontes, Albino Siqueira, Rua Teresa, Padre Feijó e Souza Franco, acessando a região do Terminal Centro. 

    Já os coletivos que seguirem do Centro para o Quitandinha  vão seguir  pelas ruas Floriano Peixoto, Alberto Torres; avenidas Ipiranga e  Koeler; Praça Rui Barbosa; ruas Monsenhor Barcelar, Visconde de Itaboraí, Gonçalves Dias, Saldanha Marinho, Cristóvão Colombo, Olavo Bilac, Pontes Fones e restante normal.

    Durante o revezamento da Tocha Olímpica, no trecho entre a Pontes Fones  e acesso ao Palácio Quitandinha, os veículos ficarão retidos em ambos os sentidos até a liberação da via.

    Comércio e bancos

    De acordo com o Sindicato do Comércio de Petrópolis, a expectativa é grande com relação às vendas no dia da passagem da tocha. Espera-se que o movimento turístico na cidade cresça, e a aumente as vendas que andam fragilizadas em meio à crise. Para o presidente do Sindicato do Comércio, Marcelo Fiorini, a oportunidade é boa para impulsionar a venda. “A cidade deve ficar bem movimentada, mesmo que a tocha passe bem rápido por aqui. Deste modo as pessoas podem prestigiar o evento e, posteriormente ir às compras”, explicou. Segundo Fiorini, o comércio deve funcionar normalmente. “A princípio vamos abrir as portas do comércio de maneira normal, para aproveitar esse bom movimento”, completou.

    Com relação aos bancos, a Tribuna procurou a gerência de algumas agências, que informaram não terem sido comunicadas sobre possíveis fechamentos no dia do evento, já que a chegada da tocha está prevista para acontecer depois do horário útil dos bancos. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Petrópolis, as agências devem funcionar normalmente. “A princípio será normal, a não ser que seja decretado feriado posteriormente, mas caso isso aconteça nós avisaremos”, disse o diretor Iomar Torres.

    Escolas

    As escolas do município não vão abrir as portas na próxima sexta-feira, devido ao ponto facultativo que foi decretado. Com isso, as escolas estaduais também informaram à redação que vão suspender as aulas. Já quanto às particulares a suspensão das aulas ainda não foi definida. 



    Últimas