DER diz aguardar procedimentos jurídicos para iniciar obras entre Pedro do Rio e Posse
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou na manhã desta terça-feira (26) que, devido à pandemia de Covid-19, está aguardando os procedimentos jurídicos para dar início às obras de reforma na Estrada União e Indústria. A licitação para contratação da empresa que fará os trabalhos aconteceu em dezembro do ano passado, mas até agora as intervenções ainda não começaram.
O DER é responsável pelo trecho da União e Indústria entre os distritos de Pedro do Rio e Posse, considerados um dos piores de toda a estrada. De acordo com o projeto de revitalização, os 14,4 km receberão obras de pavimentação, drenagem e sinalização. A intervenção terá duração de 240 dias e o investimento é de R$ 28 milhões.
A realização da obra pelo DER é uma imposição da justiça. Há 10 anos, uma ação civil pública foi aberta e o órgão foi condenado a fazer a recuperação da estrada. A morosidade para realização da licitação chegou a render multas no valor de R$ 10 milhões propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) para o DER. Em todos esses anos da ação, o departamento descumpriu todos os prazos estipulados pela Justiça e não fez as intervenções exigidas na estrada.
Leia também: Obras na Estrada União e Indústria entre Av. Barão do Rio Branco e Pedro do Rio começam em 15 dias