Petrópolis é o sétimo destino mais procurado para compras de vestuário no Brasil
Petrópolis ocupa a sétima posição entre os trinta destinos mais visitados para compras de vestuário e calçados no Brasil. No estado do Rio de Janeiro, Petrópolis está na segunda posição no ranking de vendas individuais ou varejo deste setor. A pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018 – Informações de deslocamentos para Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), lançada na última semana, mostra que o município ainda é referência no consumo individual de moda no país.
Os dados da pesquisa são relativos ao deslocamento médio dos brasileiros que precisaram sair de seus municípios para compras de vestuário, calçados, eletrodomésticos e móveis em outros municípios. Embora a frequência das compras pela internet seja grande, há locais que atraem pessoas de distâncias maiores, por possuírem comércio diversificado, como explica na pesquisa.
No ranking dos trinta municípios, Petrópolis fica atrás do Arranjo Populacional de Goiânia (GO), Caruaru (PE), Feira de Santana (BA), AP de Brusque (SC), Cianorte (PR) e Divinópolis (MG). Do estado do Rio de Janeiro, apenas mais um município entra na lista: Nova Friburgo na 22ª posição.
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No estado do Rio, Petrópolis possui o principal centro de destaque para compras específicas de vestuário e calçados. Em seguida estão Nova Friburgo, AP Resende, Itaperuna e Rio Bonito. Já no ranking geral, de municípios mais visitados para este tipo de consumo, Petrópolis fica na segunda posição. Antes vem o Rio de Janeiro e em seguida, Nova Friburgo, AP Volta Redonda – Barra Mansa e AP Campos dos Goytacases.
A pesquisa é referente o ano de 2018. De acordo com o IBGE, a pesquisa foi divulgada agora para auxiliar nos estudos de impacto econômico da Covid-19. O levantamento identificou as cidades que funcionam como polos comerciais – são cidades que atraem pessoas de outros centros urbanos para adquirirem bens para consumo próprio. Esses deslocamentos de pessoas para comprarem produtos fora de suas cidades de origem geram ligações entre os centros urbanos, e definem regiões de influência de determinados centros comerciais no território, regiões que são mostradas pela pesquisa.
Em relação ao deslocamento destes consumidores ao destino das compras, a pesquisa releva que a média de deslocamento para Petrópolis é de 43,7 km. No estado do Rio de Janeiro, o deslocamento médio é de 55,9 km para este setor do comércio.
De acordo com o IBGE, essas cidades que se destacam podem se mostrar importantes conexões entre o comércio regional.
Os dados da pesquisa foram levantados a partir de um questionário aplicado em 5.503 municípios. Com dados informados por Prefeituras, Correios e Cartórios. E Centros urbanos que a população busca quando precisa adquirir os bens especificados em outros municípios. Indicação de ordem de grandeza (percentual) para estimar a proporção e frequência de deslocamentos para cada destino.