Petrópolis registra média de 15 novas notificações de casos suspeitos de Covid-19 por dia
Petrópolis tem, em média, 15 novas notificações por dia de pacientes que fizeram o teste para novo coronavírus nas unidades de saúde pública e particular. Até agora, somente nas unidades centralizadas da UPA Centro e Itaipava, mais de 2.350 pessoas com os sintomas buscaram atendimento. São 870 pessoas testadas até agora, sendo 58% da rede pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que o movimento nos postos centralizados vem apresentando uma queda, mas infelizmente as notificações diárias, não.
A primeira notificação de paciente com sintomas da Covid-19 em Petrópolis deu entrada no Hospital Santa Teresa no dia 28 de fevereiro. Naquele mês, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram ao todo quatro notificações. Em março, as notificações eram em média 4 por dia, totalizando 138 pacientes no mês. Em abril, esse número disparou para 437, uma média de 14 por dia. Já maio totalizava, até essa segunda-feira (18), 284 notificações, o que equivale à média de aproximadamente 15 por dia.
Em análise feita nos dados divulgados diariamente no portal da Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte dos testes vêm sendo feitos em pacientes com idade entre 30 e 39 anos, o que dá um total de 187 pessoas nessa faixa etária. Ainda há 122 jovens com menos de 29 anos. Destes, 13 são crianças com menos de 1 ano de idade, outras 10 têm menos de 9 anos. Mas ainda assim, o maior número de pessoas que realizaram testes é do grupo considerado de risco: são 245 pessoas com mais de 60 anos.
Outro dado relevante da análise é que a maior parte das notificações está no centro da cidade e em bairros onde há concentração de supermercados, farmácias e comércio essencial. São 101 no Centro, 99 em Correas, 59 no Quitandinha, 44 em Itaipava, 42 na Mosela, 32 no Alto da Serra, 30 no Retiro e 29 no Cascatinha.
Na rede particular, a unidade onde há o maior número de notificações de suspeita de Covid-19 é o Hospital Santa Teresa, foram 138 até agora. Em seguida, o Hospital Unimed Petrópolis, com 97, e Hospital SMH – Beneficência Portuguesa, com 38 casos suspeitos. Já na rede pública, os números de suspeitos se concentram na UPA Centro, com 152 casos. Em seguida do Hospital Alcides Carneiro, com 68. A UPA Cascatinha com 61, e UPA Itaipava com 60. E o Centro de Saúde com 54 notificações.
O número de casos suspeitos leva em consideração todos os pacientes que apresentaram os sintomas da Covid-19 e realizaram os testes. Não há dados sobre quantos testes rápidos foram feitos até agora. Segundo a Prefeitura, o teste rápido é indicado para pacientes que apresentem os sintomas, mas o resultado dos testes rápidos adquiridos pelo município não entra na estatística oficial da Vigilância Epidemiológica. Apenas os testes rápidos que foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde.
Ao todo, são 500 testes importados da China pela Prefeitura e mais 1,2 mil de uma remessa vinda do Governo do Estado. Ainda estão para chegar 3,5 mil testes comprados da China.
Os dados analisados foram extraídos do Painel de Monitoramento Diário – Covid 19- Petrópolis, disponibilizado no site da Prefeitura de Petrópolis.