Município ainda aguarda remessa de 3,5 mil testes rápidos importados da China
Dos quatro mil testes rápidos comprados pela prefeitura para a detecção do novo coronavírus, apenas 500 foram entregues até agora. O anúncio da aquisição foi feito no dia 9 de abril e os testes chegaram aos postos centralizados da UPA Centro e Itaipava quatro dias depois. O custo da compra foi de R$ 520 mil. Segundo a prefeitura, não há data para a entrega dos testes.
De acordo com o protocolo da secretaria municipal de Saúde, os testes rápidos importados da China devem ser usados apenas em pacientes com sintomas específicos da COVID-19 e a decisão da realização deve partir do diagnóstico médico fechado no local do primeiro atendimento.
No entanto, município não tem informação sobre a quantidade de testes rápidos já realizados, nem seus resultados, mas informou, por meio de nota, que nem todos foram utilizados. Embora o resultado agilize o encaminhamento do paciente para o tratamento mais adequado, os casos não entram para a estatística até que seja feita uma contraprova, o que aumenta o tempo de espera entre a notificação e o resultado.
Leia também: Sobe para 103 o número de pessoas que se recuperaram da Covid-19 em Petrópolis
A contraprova é feita pelo exame PCR, que leva em torno de 15 dias para apresentar o resultado. Já o teste rápido, segundo a prefeitura, leva em torno de 3 dias. O espaçamento de dias e a falta de informações sobre quantos testes foram realizados, bem como seus resultados, colocam esses pacientes na subnotificação de casos.
Desde a última semana a secretaria de Saúde de Petrópolis passou a contar também com 1,2 mil testes rápidos enviados pelo governo do estado. Diferentemente dos testes rápidos importados da China, estes possuem a contraprova e, portanto, são aceitos pela secretaria estadual de Saúde e entram nas estatísticas oficiais.
Eles são aplicados preferencialmente nos profissionais da saúde e de segurança pública que estejam em atividade, além de pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança. Pessoas com mais de 60 anos também foram citadas no documento para a realização dos testes. Desde o dia 5 de maio, quando os testes chegaram, até essa terça-feira (13), foram utilizados 22 testes, sendo 10 com resultado positivo para o novo coronavírus.
Leia também: Petrópolis tem 221 profissionais de saúde que aguardam resultado de exame para Covid-19