• ICMBio transfere sede da APA Petrópolis para Teresópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/05/2020 11:26

    A sede da APA Petrópolis, que funciona em Itaipava, será unificada e transferida para o município de Teresópolis. O Ministério do Meio Ambiente publicou nessa terça-feira (12) a Portaria nº 426/2020 que cria o Núcleo de Gestão Integrada – ICMBio Teresópolis. A portaria faz parte de uma série de medidas que o presidente Jair Bolsonaro vem adotando deste o início deste ano, extinguindo coordenações regionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e trocando algumas chefias de unidades de conservação.

    De acordo com o texto da portaria, além da APA Petrópolis, o novo núcleo vai integrar a gestão do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Rebio Tinguá, a APA de Guapimirim e ESEC da Guanabara. Essas unidades de conservação passaram a ser geridas pelo NGI ICMBio Teresópolis, serão planejadas e geridas de acordo com a sua extensão territorial e, segundo o texto da portaria, será articulado um novo Planejamento Gerencial Integrado. Os servidores lotados ou que estão em exercício nestas unidades passarão a trabalhar na nova sede.

    Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro extinguiu seis das onze coordenações regionais da ICMBio. As novas gerências foram unificadas. As mudanças foram feitas nos estados do Pará, Paraíba, São Paulo e Santa Catarina.

    Por meio de nota, o ICMBio informou que, após a realização de estudo técnico, foram criados no total 26 novos núcleos de gestão integrada, com o objetivo de alcançar maior eficiência no uso de recursos humanos, instalações e equipamentos. Entre os critérios utilizados estão a proximidade geográfica, as similaridades funcionais, ambientais e de logística.

    *Atualizado às 16h25 para acréscimo de informação.

    Últimas