Vereador busca medidas da prefeitura para atender guias turísticos
Sem poder exercer de qualquer forma o seu trabalho, guias turísticos são uma das categorias mais afetadas com a série de problemas causadas pelo Covid-19. Na última quinta-feira (07.05), foi aprovada na Câmara dos Vereadores, Indicação Legislativa nº 1697 para que a Prefeitura estabeleça decreto apontando medidas para atender as necessidades dos profissionais desta área no município.
Responsável por cerca de 6% do PIB do município, o setor de turismo é um dos que mais vem sendo impactos com as consequências do Covid-19. Os guias, que dependem da visita de turistas na cidade estão sem poder trabalhar justamente na época em que mais teriam condições de lucrar – quando deveria ocorrer a Bauernfest entre 19 de junho e 5 de julho.
“Os profissionais que trabalham com turismo foram diretamente atingidos, em especial, os guias turísticos que atuam na informalidade e, com as medidas de isolamento social por conta da pandemia, extinguiram a única fonte de renda destes profissionais e suas famílias. Desta forma, é necessário que medidas para amenizar os efeitos devastadores que esses profissionais vêm sofrendo sejam realizadas”, aponta o vereador Jamil Sabrá Neto.
A indicação segue, agora, para a Prefeitura de Petrópolis, que será a responsável por acatar a indicação ou veta-la.
Leia também: Por conta da pandemia, Bauernfest pode ser realizada no fim do ano