Prefeitáveis e a Covid-19: como os pré-candidatos se posicionam?
A contribuição dos prefeitáveis
Partisans ficaram curiosos: o que pensam (e fazem) nossos pré-candidatos a prefeito sobre o que a prefeitura, que eles desejam tanto ocupar, está fazendo sobre a Covid-19? E fomos lá olhar as redes sociais deles:
Coronel Vieira Neto – faz piadinhas sobre a “gripe chinesa”
Jamil Sabrá – pediu a CPI do Covid-19 e tenta provocar (sem sucesso) um enfrentamento pessoal com Bernardo Rossi
Paulo Mustrangi – faz propaganda de sua fábrica de massas
Marcus Curvelo – faz live todo dia apontando as falhas da gestão Bernardo Rossi, mas como ex-secretário de Saúde de Bomtempo não apresenta soluções pro Bernardo Rossi não roubar as ideias
Leandro Azevedo – Pegou no tranco e agora vem questionando as ações da prefeitura e já conseguiu até ampliar o Cartão Merenda Certa
Yuri Moura – foca mais na ajuda humanitária com doações de cestas básicas aos carentes e como é pré-candidato ainda pode ter essa ação questionada pela justiça eleitoral
Lívia Miranda – faz lives dos mais diferentes temas variáveis da pandemia
Ramon Mello – fala de tudo e de todas as esferas: municipal, estadual, federal e interplanetária. E se tivesse algo além disso, ele falava também.
Alexandre Gurgel – tirando ter reproduzido a CPI do Covid pedida por Gilda Beatriz e Jamil, não fala diretamente sobre Petrópolis. Parece que desistiu de ser prefeito e quer ser governador.
A verdade é sempre melhor 1
Assim, olhando de longe, nos parece que “números amenos” apresentados pela prefeitura em algumas situações como a quantidade de UTIs, por exemplo, são “providenciados” pela equipe. A gente vem reparando que nas entrevistas e nas lives o prefeito Bernardo Rossi fala os números corretos. Na quarta-feira, ele disse que 80% dos leitos de UTI da rede pública estavam ocupados. Oficialmente, o governo falava em 50%, mas o número do prefeito era o correto. Na quinta, em uma live, ele disse que era 130 os profissionais de saúde afastados. O governo, oficialmente, falava em 51…
A verdade é sempre melhor 2
Partisans acham que é melhor seguir o chefe e falar a verdade. Não apenas porque é um compromisso ético, mas porque a realidade acaba sendo revelada ou pela imprensa ou pela justiça. E o ônus vai ser apenas do prefeito.
É pouco, gente!
A Comdep e a Petrovias aditaram contrato. Mais R$ 1,5 milhão serão aplicados na recuperação de ruas, limpeza de galerias pluviais, inspeção das galerias, desassoreamento de rios e lagos, manutenção de redes de manilhas e instalação de guarda corpos. Parece muito, mas não é não. Para tudo isso, em 10 meses, são R$ 150 mil por mês. No máximo serve pra dar uma guaribada e passa a mão no toco.
Efeito Dia das Mães
Pode anotar: após o Dia das Mães haverá um boom de infectados. Porque vai ter gente que vai sair de casa para ir dar um beijo na mãe – mesmo que seja o último…
Partisans não vão perder a entrevista do deputado federal Hugo Leal e a esposa, Luise, para a apresentadora Soraya Moreno. Esta live é no Instagram, hoje, às 16h. Talvez ele fuja um pouco do tema e possa dizer o que está trazendo para ajudar Petrópolis no combate à pandemia pela Covid-19.
RPAs
A Prefeitura deixou na chuva os profissionais que têm salários por Recibo Por Autônomo, os famosos RPAs. Como as escolas estão fechadas, sem aulas, não há como justificar os pagamentos RPA porque o serviço não está sendo executado. Mas, a prefeitura poderia ter meios de ajudar, afinal são pelo menos 500 pessoas.
Leitos com isolamento
Outro detalhe que a Defensoria Pública quis saber sobre o plano de contingenciamento ao coronavírus é a quantidade de UTIs com isolamento – quando o paciente não pode ficar no mesmo ambiente que os demais. Na rede pública são apenas cinco.
Mais calmos…
Empresários de Petrópolis que cobravam de forma contundente a reabertura do comércio e retomada da economia ficaram até conformados com a prorrogação das medidas restritivas até o dia 11, decreto do prefeito Bernardo Rossi. Parte perdeu o interesse na reabertura porque agora esta fabricando máscaras e a outra parcela tem acompanhado o ritmo de colapso que adentra o estado do Rio. São as fichas caindo lentamente.
A petropolitana Lydia Gonzalez está na segunda temporada de Mestres do Sabor, programa comandando por Claude Troisgrois que vai ao ar as quintas, na Globo, às 22h. Com um crude de pescado com granité de cajá, ela conquistou uma vaga no tome de Léo Paixão. São 18 chefs de todo o país em busca do título de Mestre do Sabor.