• Quinze projetos petropolitanos de tecnologia estarão no Startup Senai

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/07/2016 11:00

    Quinze projetos de Petró- polis focados em Tecnologia da Informação e Comunicação vão ser selecionados para um dos programas mais concorridos de empreendedorismo, uma iniciativa público-privada da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Sebrae, o Startup Rio. Serão até 30 pessoas selecionadas para serem treinadas na Caravana Startup Sebrae/RJ que estará em Petrópolis de 17 de setembro a 1º de outubro. As inscrições estão abertas no site www.sebraerj.com.br. A inclusão da cidade foi uma indicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) que esteve na última sexta-feira com o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, na apresentação do formato da caravana para Petrópolis.

    “É uma oportunidade ímpar que conquistamos. Estavam previstas caravanas em Campos e Macaé, com foco em petróleo e gás, e conseguimos que a Secretaria incluísse Petrópolis, cidade que tem alta capacidade de atração do setor”, afirma Bernardo Rossi. Dois itens são importantes para a seleção: o grau de inovação e o modelo de negócio. Técnicos avaliam ainda a experiência e a capacidade técnica da equipe e o nível de maturidade da startup.

    A Caravana Startup, que faz parte do Startup Rio, capacita empreendedores digitais na estruturação de ideias ou negócios. “O objetivo é ajudar esses profissionais a executar seus projetos para fomentar não apenas o empreendedorismo, como potencializar a área da tecnologia digital em Petrópolis, que já se mostra crescente dentro do mercado e é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cidade”, completa Bernardo Rossi.

    “Estamos felizes em poder incluir Petrópolis na Caravana, uma iniciativa público-privada de alcance que tem a missão de transformar o estado em um polo de referência internacional em tecnologia digital”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca. Em visita há 40 dias ao Laboratório Nacional de Ciência da Computação (LNCC), o secretário conheceu, a convite de Bernardo Rossi, o potencial de Petrópolis na área. A cidade é considerada atrativa para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação – com 228 empresas instaladas no município que geram dois mil empregos diretos e alcançam faturamento anual de R$ 750 milhões.

    Podem participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em duplas, com propostas que atendam ao objetivo de desenvolver negócios digitais em plataformas web ou mobile e estejam sediadas no estado. Será permitida a participação de até dois empreendedores por startup, que deverão participar de todas as atividades sem revezamento. A capacitação será realizada em três encontros com 8 horas de duração cada, durante os dias 17 e 24 de setembro e 1º de outubro (sábados consecutivos). Cada turma será composta por até 15 startups.

    “É uma oportunidade incrível de mostrar seu projeto e potencializar sua ideia ou negócio com quem mais entende do assunto, para que seja uma startup de sucesso”, ressalta Bernardo Rossi.

    Últimas