• Jovens criam aplicativo para comparação de preços

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/07/2016 09:00

    Dois irmãos estudantes de Tecnologia de Informação na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) criaram em Petrópolis um aplicativo e um site onde as pessoas podem saber o preço dos alimentos antes mesmo de sair de casa: é o Compare Fácil. Em época de inflação e da recente disparada dos preços dos alimentos no mercado, fazer uma rápida pesquisa antes de escolher o mercado onde comprar pode ajudar nas contas no fim do mês. 

    Lançada no início do mês de julho, a ferramenta realiza uma rápida busca nos quatro principais supermercados da cidade: Extra, Multimix, Celma e Bramil. “O nosso objetivo é fornecer apenas uma base dos preços para as pessoas”, disse um dos criadores do aplicativo, Josias Oliveira Gonçalves, de 18 anos, explicando que a atualização do site é feita semanalmente por eles mesmos e que nesse meio tempo podem haver mudanças de última hora nos preços, de acordo com cada mercado.

    O estudante de Tecnologia da Informação e estagiário em programação contou que a ideia surgiu há cerca de dois anos, enquanto ia ao mercado fazer as compras do mês e se deparava com preços às vezes muito diferentes dependendo do lugar que escolhesse para ir. “A gente pensava: por que não há um lugar onde a gente possa pesquisar antes de sair de casa?”. Assim surgiu a ideia de criar o site e o aplicativo.

    Ele e o irmão, Henrique Oliveira Gonçalves, de 19 anos, também estudante de tecnologia da Informação e fotógrafo, desenvolveram a ideia em princípio como o Trabalho de Conclusão de Curso. Porém, a repercussão foi tão boa que, antes mesmo de apresentarem o TCC, os jovens decidiram transformar a teoria em prática e lançar a ferramenta no mercado. 

    O desenvolvimento do Compare Fácil durou três meses e, até agora, não custou nada aos irmãos programadores, que o hospedaram, em princípio, em um domínio já existente – o do terceiro irmão, que tempos atrás criou o aplicativo Hora Bus. Não gastaram nada, mas também não estão ganhando nada – pelo menos por enquanto. “As pessoas acham que programadores ficam ricos. Isso não é verdade. Não estamos ganhando nada com isso”, disse Josias. “Mas o nosso objetivo futuramente é ganhar com propaganda”, revelou Henrique.

    A divulgação está sendo feita por meio das redes sociais e no boca-a-boca. As pesquisas podem ser feitas no site www.comparefacil.horabus.com e o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Play Store dos aparelhos celulares Android.


    Últimas