Esperança
Após a crucificação de Jesus e sua ressurreição, dois discípulos de Jesus iam de volta para casa, para Emaús (Lucas 24.13-35). Eles haviam ouvido o que as mulheres haviam dito da ressurreição de Jesus, mas não acreditaram nelas. Por isso, desistiram de tudo e estavam voltando para continuar com sua vida como sempre fora, sem mais alimentar esperanças.
Neste caminho de volta para casa, Jesus alcança os dois discípulos. E, no jantar, ao partir o pão, é reconhecido por eles. Neste momento, Jesus desaparece. E a esperança volta ao coração deles. Mesmo sendo noite, levantam na mesma hora e voltam a Jerusalém para contar como Jesus havia aparecido a eles. Sim, a esperança havia voltado ao coração e à vida de todos os seguidores de Jesus.
A palavra “esperança” tem sua origem no latim, ela é derivada de SPES, que tem o significado de “confiança em algo positivo”. Esta palavra latina também deu origem ao verbo SPERARE, que veio dar origem ao nosso “esperar”, em latim significava “ter esperança”. (https://www.gramatica.net.br)
Na Bíblia, a definição de esperança é: “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.” (Hebreus 11.1 – considero neste texto fé = esperança). E também Hebreus 6.19 diz: “Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco.”
Sim, em meio à pandemia do Corona vírus, onde vemos dia a dia mais e mais pessoas contaminadas e cada vez mais pessoas morrendo e, entre os atingidos, estão conhecidos, amigos e familiares nossos, ficamos desorientados, com medo. E perguntamos: quando é que isso vai acabar?
Lembrando a história do povo de Israel, vemos que, em muitos momentos, foi preciso manter firme a esperança. Os principais momentos de dificuldade foram a escravidão no Egito e o Exílio Babilônico. Diante do poderio destes dois grandes impérios, que esperança podia haver? Mas o fim da escravidão e do exílio chegou. Diante da morte e do sepultamento de Jesus, que esperança podia haver? Mas Jesus levantou dos mortos! E, assim, nos mostra que devemos ter esperança sempre, por mais difícil que seja a situação.
No entanto, não resolve termos esperança e agir como se nada estivesse acontecendo. Precisamos tomar as medidas preventivas necessárias. As medidas recomendadas pelas autoridades competentes e pelas pessoas que trabalham na área da saúde que sabem nos orientar. Esperança sem ação para tornar esta esperança concreta não é esperança. É sonho de uma noite que passa assim que acordamos de manhã.
A esperança é de vital importância neste momento. Ela é que mantêm segura a nossa vida. Ela é que nos leva a agir e cooperar com o que é necessário para a prevenção. Precisamos ter a confiança em algo positivo. Precisamos ter a certeza de que o que esperamos e que ainda não vemos vai acontecer: a pandemia vai passar. Precisamos manter segura e firme a nossa vida por esta esperança!