• Prefeitura intensifica fiscalização: Procon autua lojas e equipes pedem que população evite sair às ruas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/04/2020 12:58

    Em 20 minutos da Operação Fique em Casa, fiscais do Procon encontraram 10 estabelecimentos nas ruas do Imperador e Washington Luiz abertos, em descumprimento ao decreto municipal que restringe o funcionamento do comércio. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), e teve como objetivo sensibilizar comerciantes e a população sobre a importância de ficar em casa e evitar assim a propagação do coronavírus.

    Dois salões de beleza, uma loja de conserto de videogames, um estabelecimento que conserta e vendas peças para eletrodomésticos e uma clínica de estéstica foram fechadas pelos fiscais do Procon Petrópolis. Além disso, um comércio de cosméticos foi autuado. “A loja estava atendendo os clientes com a porta fechada para burlar o decreto. O comércio está proibido de abrir para evitar aglomerações e as vendas só podem ser feitas com as entregas em casa”, disse a coordenadora do Procon Petrópoolis, Raquel Motta.

    Leia também: Medidas de restrição em Petrópolis serão prorrogadas até o dia 15

    Na porta da loja foram colocados cartazes indicando o serviço delivery, no entanto, uma fila de pessoas mostrava que o atendimento estava sendo presencial. O estabelecimento fica localizado na Rua do Imperador a poucos da Paulo Barbosa, onde era enorme a concentração de pessoas. Nos trechos onde há agência bancárias era possível notar enormes filas de clientes em meio a passageiros aguardando o transporte coletivo. O que também chamou a atenção era a fila de carros na rua indicando o grande movimento de pessoas.

    Segundo o prefeito Bernardo Rossi, a operação vai acontecer com frequência não apenas no Centro da Cidade mas também nos distritos. “Temos recebido diversas denúncias de comércio abrindo as portas, de aglomeração de pessoas, o que confronta com o decreto municipal. Esta semana percebemos um aumento na quantidade de pessoas nas ruas e isso vai contra as medidas de prevenção. A população tem que ficar em casa para evitarmos a circulação do vírus e o aumento dos casos de coronavírus”, pediu o prefeito.

    Leia também: Número de casos de coronavírus em Petrópolis pode ser bem maior do que o registrado

    Desde que as medidas de restrição foram adotadas cerca de 300 denúncias são feitas diariamente ao Procon. “São diversas denúncias desde a abertura do comércio e bares, aglomeração de pessoas e preços abusivos em farmácias e supermercados”, disse a coordenadora Raquel Motta. Ela disse ainda que nas próximas operações quem for reincidente poderá ter até o alvará cassado. “Agora estamos orientando e autuando, mas outras medidas podem ser adotadas no caso de descumprimento do decreto por mais de uma vez”, disse.

    Além dos fiscais do Procon também participaram da operação equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, da CPTrans, da Fiscalização de Posturas, da Defesa Civil, das secretarias de Obras e de Saúde. A concentração foi na sede da Prefeitura e de lá os veículos saíram em comboio para a Rua do Imperador.

     

     

     

    Últimas