Giro pelo esporte: Corrida do Trabalhador ganhará nova data
Ajuda ao município não atrapalha planos
O Serrano ofereceu nesta semana sua estrutura para atender o município, caso este precise de utilizar a sua sede esportiva na luta contra o coronavírus. Nesta quinta-feira, em entrevista ao programa “Momento do Esporte”, da Tribuna FM, o dirigente esclareceu também que uma possível colaboração com o Governo Municipal não prejudicará os planos de disputar o Campeonato Estadual da Série B1 deste ano.
Ao dar a opção para que seja um ponto de distribuição e arrecadação de mantimentos para a população que sofre com a quarentena, o Serrano se mostrou ir mais além do que isso: abrir as portas do estádio Atílio Marotti, inaugurado em 1951, para que sirva até de hospital de campanha. O crescimento no número de casos pode obrigar a Prefeitura a equipar um espaço com todos os recursos médicos, numa eventual lotação dos hospitais locais.
E é justamente aí que esbarra uma questão, elucidada na entrevista de China: se há planos para reformas no estádio, a fim de adequá-lo às leis, com uma eventual montagem de um hospital de campanha isso tudo pode ir por água abaixo? Até porque, nessa hipótese, ao final de seu uso, todo o gramado terá que ser retirado. Isso levanta a questão se realmente valerá a pena fazer obras, mesmo em tempos de quarentena em que os trabalhadores estão sendo obrigados, em boa parte, ficarem em casa.
China explicou que levou o caso ao gestor principal da Interfut, Kleber Leite Filho, que teria concordado com a posição do Serrano em ajudar Petrópolis nesse momento tão difícil. E a demonstração de apoio a inserção maior do Serrano no contexto de combate ao coronavírus ganhou um aliado importante: a Torcida Serranista, a facção mais influente entre as torcidas do Leão da Serra. Acostumada a criticar ferozmente, ela apoia a iniciativa azul e branca, sem esquecer, claro, de cobrar mais informações sobre o contrato entre a empresa do filho do ex-presidente do Flamengo e o clube de Petrópolis.
E-Games
Em temnpos de pandemia do coronavírus, cada vez mais pessoas aderem aos E-Games, os jogos eletrônicos em que o indivíduo joga em casa. Segundo uma reportagem do site observatoriodegames.com.br, o isolamento social pode estar afetando em cheio a economia mundial, mas não o mercado de usuários online nos jogos vídeogames. De acordo com a reportagem, houve um crescimento de 75 por cento de fevereiro ao início de abril.
E-Games II
Aproveitando a boa maré proporcionado ao E-Games, a Good Games – que tem um trabalho estruturado em Petrópolis – montou times de algumas modalidades e neste domingo disputará virtualmente o Cona Lol, evento que terá transmissão ao vivo nos canais das redes sociais da startup. CS (Counter Strike), por exemplo, joga em torneio que dá acesso ao campeonato principal no país. A procura para se associar a Good Gamers deu um salto absurdo de um mês para cá.
Superintendência
O Superintendente de Esportes, Leandro Kronemberger, o Berg, fez questão de garantir a manutenção de dois eventos ainda programados para este ano em Petrópolis: a Corrida do Trabalhador e os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeup´s). A primeira, que estava prevista para o dia primeiro de maio, terá nova data assim como o principal evento estudantil, que certamente ficará para o segundo semestre mesmo com a embolação do calendário educacional.
Curtas
Prejuízos astronômicos – Dados recentes sugerem que o esporte perderá R$ 15 bilhões por conta da crise originada pelo coronavírus. Os empreendedores de eventos locais também já contabilizam prejuízos, assim como os donos de academias.
Clubes podem reduzir participações – Embora não falem abertamente, os clubes estudam reduzir a participação em campeonatos neste ano. Além da crônica falta de dinheiro para os amadores, eles podem ser obrigados a diminuir o expediente interno de suas sedes.
Ídolos estão em quarentena – Dois dos nomes expressivos do mountain bike petropolitano, Henrique Avancini e Giuliana Salvini Morgen, aproveitam a quarentena para se exercitar em casa e montar um novo planejamento para a temporada deste ano. A rigor, se trabalha com a hipótese de recomeço das competições para agostou ou setembro – numa previsão otimista.