• Produtores rurais trocam as feiras livres por entregas em casa durante isolamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/03/2020 12:00

    Em tempos de isolamento social para evitar o aumento dos casos do novo coronavírus, produtores rurais estão trocando as feiras livres pelas entregas em casa. O serviço delivery se tornou a alternativa para evitar a perda dos clientes e garantir as vendas da produção, que mesmo com a pandemia não parou.

    Os produtores da região do Brejal, no distrito da Posse, por exemplo, que vendiam quase toda a produção na feira de orgânicos na cidade do Rio de Janeiro, tiveram que aderir à entrega das cestas na casa do cliente. A região é a principal produtora de orgânicos do Estado e da cidade de Petrópolis.

    “Antes do coronavírus, mais de 40% das vendas eram na feira, e apenas 5% eram feitas direto ao consumidor. Agora, 90% da produção é vendida diretamente para o cliente, em casa. Os outros 10% são para as lojas que adotaram delivery”, explicou o produtor rural Lindomar Silva de Melo, de 45 anos. Na propriedade de 3,5 hectares eles produzem 10 mil unidades mensais de alface, espinafre, rúcula, cebolinha, cenoura, batata doce, entre outros.

    Segundo Lindomar, os clientes são da zona sul do Rio de Janeiro. “Não tenho estrutura para entregar em outros bairros”, lamentou o produtor. O caminhão é carregado alfguns dias na semana, dependendo dos pedidos, e segue do Brejal para as ruas da capital fluminense. A esposa de Lindomar, o filho e dois funcionários fixos trabalham na produção. “Continuamos produzindo só que agora com uma nova forma de venda”, ressaltou.

    Além dos produtores do Brejal, agricultores de outras regiões de Petrópolis, como Bonfim, em Corrêas, e Caxambu também aderiram as vendas delivery. “Divulgamos os telefones e temos um grupo onde as pessoas podem fazer os pedidos semanais. Assim continuamos mantendo as vendas e atendemos os clientes”, concluiu Lindomar. 

    Últimas