Justiça determina abertura das unidades da Lojas Americanas em todo o estado
A justiça determinou a abertura de todas as unidades da Lojas Americanas no estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pela juíza de plantão Angélica dos Santos Costa, da Comarca de Justiça da Capital do Estado do Rio de Janeiro, no último domingo. As unidades poderão comercializar exclusivamente alimentos, itens de farmácia, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, respeitando as restrições quanto a evitar aglomerações e medidas para preservar a saúde de trabalhadores e clientes.
Nesta segunda e terça-feira, o Procon Petrópolis visitou as unidades do Centro, Alto da Serra, Coronel Veiga e intimou a Lojas Americanas a adotar as medidas de restrição: marcação do distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) nos setores de caixas, disponibilizar álcool em gel para os caixas e consumidores e limitar o número de consumidores em cada loja.
Na liminar a juíza de plantão Angélica dos Santos Costas, determina que as autoridades estaduais e municipais se abstenham de lavar outros editais que proíbam a abertura das unidades. E ainda que o descumprimento da medida importará em multa diária de R$ 50 mil para cada um dos réus.
Nas lojas do Centro Histórico, o atendimento vinha acontecendo pelo sistema de entregas (delivery). Nesse período, segundo o gerente da unidade da Rua do Imperador, houve a adequação para enquadrar a loja dentro do perfil de comércio de alimentos e itens de higiene pessoal e farmácia. Tapumes agora isolam os demais produtos, sendo comercializados apenas aqueles que se enquadram na decisão judicial.
A Lojas Americanas informou por que possui em seu sortimento mais de 9 mil itens nas linhas de limpeza e higiene como álcool, desinfetantes, detergentes, sabão em pó, sabonetes, fraldas, papel higiênico e, alimentos e bebidas como água, sucos, leite, pães, frios, refeições prontas, congelados, entre outros. Tais itens são caracterizados como essenciais e de primeira necessidade.
A companhia estabeleceu processos de entrega domiciliar a partir de suas lojas para atender à população e tais medidas têm sido reconhecidas como de extrema relevância em outros estados brasileiros. Seguindo as premissas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, Lojas Americanas adotou um sistema de higienização e limpeza intensivo em todas as lojas, centros de distribuição e sedes administrativas.
Foram divulgadas cartilhas sobre formas de contágio e prevenção do vírus, além da distribuição de álcool gel para todos os associados e motoristas/entregadores conectados à plataforma de logística e distribuição. A Lojas Americanas informa que a abertura de suas lojas se baseia no decretos municipal e estadual do Rio de Janeiro e que é mais uma opção à população para evitar aglomeração neste momento difícil que o país atravessa.