• Setor mobiliário é tema de palestra na Firjan

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/07/2016 19:23

    A fim de levar informações sobre o mercado e as inovações do segmento de móveis para os empresários, acontece hoje, na sede da Firjan, em Petrópolis, mais uma edição do evento Giro Móveis, às 18h. Na ocasião, serão abordados diversos temas, inclusive sobre tendências e informações técnicas coletadas durante a viagem de pesquisa a Milão, na Itália, que aconteceu no mês de maio. Representantes do Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis de Madeira, Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Petrópolis (Sindmarcenaria) trouxeram de lá dicas para fomentar o setor. 

    A crise econômica e política que o país enfrenta desde o ano passado afetou também o segmento de mobiliário. Petrópolis se destaca nessa área, uma vez que tem um Polo Moveleiro localizado no Bingen. Segundo um dos representantes do Sindmarcenaria, Rogério Noel, que participou da viagem a Milão, o setor amargou queda de 30% nas vendas e tem percebido que o consumidor anda procurando menos por esses produtos. Porém, há uma expectativa de aumento da demanda para o último trimestre do ano – meses de outubro, novembro e dezembro – e, por isso, os empresários devem estar preparados. 

    De acordo com Rogério, a Itália é referência para o setor e lá foi possível fazer pesquisa de mercado em lojas voltadas para diferentes públicos-alvo, ou seja, que atendem aos consumidores A, B e C. “Conseguimos identificar como elas se portam diante do consumidor”, disse. Além das lojas, o grupo também visitou fábricas e indústrias para observar as linhas de produção delas. “Um dos temas para o qual voltamos a atenção foi a aplicação da Norma Reguladora nº 12, que regulamenta um conjunto de padrões de segurança de máquinas e equipamentos nas linhas de produção. “Também visitamos uma feira de maquinário onde pudemos ver o que existe de melhor hoje em nível de tecnologia e inovação para o segmento. Dentro disso, foi abordado ainda o conceito da indústria 4.0, que engloba a automação industrial junto à inteligência da linha de produção, que utiliza a tecnologia ligada não somente a uma máquina específica, mas a toda a linha de produção”, afirmou. 

    O grupo participou ainda de um curso de Gestão da Produção, na Universidade Comercial Luigi Bocconi. “Foi um curso rápido, com um especialista da área, mas que nos mostrou que para ter sucesso a empresa não precisa ser grande, nem ter muitos investimentos em maquinário, mão de obra e espaço físico, mas, sim, em como são feitos o modelo, a gestão e a estratégia”, comentou, acrescentando que pequenas e médias empresas, desde que possuam um bom planejamento e foco de mercado, podem apresentar bons resultados no mercado mobiliário. 

    Além de representar o sindicato, Rogério é empresário do ramo há 30 anos. Ele observa que um dos pontos fundamentais no negócio é justamente pensar qual o público específico que se deseja atender. “Cada um deles exige uma linguagem específica e cabe ao empresário identificá-la. O consumidor da classe C, por exemplo, procura um móvel apenas para atender as necessidades do dia a dia, sendo assim busca objetos mais simples, enquanto o cliente da classe A está em busca de design, produtos exclusivos para realizar uma expectativa”. Porém, ele afirmou que, atualmente, todos os públicos, independente da classe, procuram mesmo é pelo custo-benefício. “O consumidor quer bons produtos – de qualidade – e bons preços”.  Ainda com a crise, ele acrescentou que o momento, de uma maneira geral, é de estudo de infraestrutura, redução de custo e também de sobrevivência. 

    Também será destaque no evento a apresentação dos móveis funcionais e adaptáveis em ambientes diversos e uso da Internet das Coisas (IoT) aplicados ao mobiliário. As inscrições para o Giro Móveis são gratuitas e podem ser feitas pelo cmatta@firjan.org.br ou pelos telefones (24) 2244-3251 / 2244-3252. A Firjan fica na Av. Dom Pedro I, 579, Centro. 


    Últimas