• Campanha nas redes sociais busca valorizar a importância histórica do Museu Imperial

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  • 11/07/2016 16:15

    Foi lançada nessa semana a campanha #EuAmoMuseus nas redes sociais. Criada através de uma ação conjunta entre o Sistema de Museus de São Paulo – Sisem/SP e o Instituto Brasileiro de Museus/Ibram/MinC, com apoio dos Sistemas Estaduais de Museus de todo o país, a campanha pretende valorizar os museus brasileiros. O Museu Imperial está participando da ação e já estuda outras atividades dentro da campanha para resgatar a importância histórica do museu entre os petropolitanos.

    A proposta vai de encontro a ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público a falarem sobre temas específicos dos museus. A intenção é que a hashtag #euamomuseus (ou #euS2museus) alcance museus e pessoas, frequentadoras ou não dos mais de 3.600 museus espalhados por toda as cinco regiões do país.

    Um dos objetivos da ação é o de criar, em primeiro lugar, uma rede de afeto e carinho entre as pessoas e as instituições museológicas brasileiras. Além disso, busca promover e valorizar os espaços dos museus para que se tornem parte do cotidiano das pessoas e para que elas possam ver os museus como ambientes de lazer, turismo, estudo, pesquisa, educação e que também estão a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. 

    “Toda campanha que chama a atenção da sociedade para os museus é sempre boa. Essa, especificamente, quer atingir o público da internet e celular. Nosso objetivo é o de chamar a atenção dos petropolitanos para a importância histórica do Museu Imperial. Ele faz parte da nossa história e está ao alcance de todos. Muitas pessoas passam pelos jardins todos os dias e nem sempre entram para participar das atividades ou visitar. Queremos resgatar esse público”, contou Isabela Verleun, chefe do setor de promoção do Museu.

    Ainda segundo Isabela, o Museu Imperial estuda lançar outras ações dentro dessa campanha. “O orgulho que o petropolitano deve ter do Museu não pode ser passageiro, temos que lembrar da importância desse espaço para a cidade como um todo. Temos a intenção de promover outras atividades com esse mesmo intuito, colocar orgulho na população”.

    Conforme o IBGE, em pesquisa de 2013 e publicada em 2015, 31,2 milhões de domicílios tinham acesso à internet, o que correspondia a 48% do total de domicílios particulares permanentes. A utilização da internet por meio de microcomputador estava presente em 27,6 milhões de domicílios (88,4% daqueles com acesso à internet). Nos demais 3,6 milhões de domicílios (11,6%), a utilização da internet era realizada somente por meio de outros equipamentos, entre eles o celular, o que demonstra o grande alcance proporcionado pelas redes sociais.


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