Outono começa com chuva em Petrópolis
Começou hoje exatamente 00h50 pelo horário de Brasília, a estação do ano que marca a transição entre o verão e o inverno. Conhecida como “estação das frutas”, uma das principais características do outono no país é a redução da frequência e do volume de chuva na maioria das regiões, principalmente sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste.
Na estação, os dias começam a ficar mais curtos, a temperatura começa a esfriar gradativamente e as folhas das árvores sazonais começam a cair. Além disso, é um período do ano que possui dias mais curtos e noites mais longas, maior frequência de nevoeiros e ocorrência de geadas em algumas regiões serranas do Sul. Ainda que divida opiniões na cidade, tem muita gente feliz por poder tirar seus casacos e blusas do armário.
Como é normal, a expectativa é de que as chuvas diminuam e a atmosfera fique mais seca e estável na nossa região. Apesar disso, abril e maio ainda são de chuvas acima da média em partes importantes da Região Sudeste, como é o caso do estado do Rio de Janeiro.
Nesse outono, a tendência é que não tenhamos o desenvolvimento de fenômenos oceânicos como El Niño ou La Niña, fazendo com que, na estação deste ano, predomine a neutralidade, com um certo frio.
“VERÃO” PETROPOLITANO
Este verão, em Petrópolis, foi marcado pelo alto volume de chuvas e os poucos dias de sol. Para ter uma ideia, nos últimos três meses, o petropolitano só não teve que usar o guarda-chuva em 24 dias. Apesar disso, é notável a transição de estação, com a chuva dando uma trégua, em relação ao início deste ano e término do passado, quando os alagamentos eram frequentes. Este mês de março já demonstrou essa mudança. Nos últimos 19 dias, em 9 não choveu.