PSD acredita ser capaz de formar chapa forte e eleger três vereadores
Chapa forte
Líderes do PSD, entre eles Hugo Leal e Leandro Azevedo, receberam, no Cascatinha, novos filiados ao partido, muitos deles pré-candidatos à Câmara de Vereadores. Foto: Divulgação
O Partido Social Democrático (PSD), do deputado Hugo Leal, reuniu cerca de 120 pessoas, na noite de quinta-feira, para receber novas filiações e inclusão em suas fileiras de pré-candidatos a vereador. O partido avalia que terá condições de formar uma chapa forte de candidatos à Câmara e sonha com a eleição de três representantes. O encontro – que é realizado mensalmente – aconteceu na sede do Cascatinha. Participaram o vereador Leandro Azevedo e a presidente municipal do partido, Rosangela Stumpf.
Perspectivas breves
A FMP/Fase abriu inscrições para a 5ª turma da Pós-Graduação em Psicologia Clínica com Ênfase nas Perspectivas Breves. Voltado para psicólogos e psiquiatras, o curso tem duração de um ano, com aulas quinzenais aos sábados, previstas para começar em abril. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br.
Menos debate 1
O debate político e as articulações em torno das eleições de outubro vão perder, por um tempo, o seu espaço mais destacado: os corredores e gabinetes da Câmara de Vereadores. A portaria assinada pelo presidente Hingo Hammes, com medidas de proteção contra a disseminação do coronavírus, entre outras coisas, suspende a visitação pública e determina que as visitas aos gabinetes dos vereadores sejam autorizadas e cadastradas.
Menos debate 2
Também foi suspensa a autorização de afastamento de parlamentares para missões oficiais a locais, que constam na lista do Ministério da Saúde, onde há infectados pela doença. A portaria também suspende as sessões solenes, os debates e audiências públicas. São medidas semelhantes às que foram adotadas pela Câmara do Rio, pela Alerj e pelo Tribunal de Justiça.
Horários espaçados
As empresas de ônibus estão sugerindo às autoridades de Petrópolis que haja alterações no funcionamento das diversas atividades, de forma a não concentrar entrada e saída nos mesmos horários, para evitar que os coletivos andem lotados, o que facilitaria a contaminação pelo coronavírus.
Janelas abertas
Técnicos do Sindicato das Empresas de Transportes (Setranspetro) sugerem, ainda, como forma de reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, que os passageiros mantenham todas as janelas abertas. É possível que, diante da gravidade dos riscos, os petropolitanos passem a abrir as janelas, mas não é uma coisa de que gostem muito.
Festa das Nações
O vice-cônsul de Angola, Mateus de Sá Miranda, e o presidente do Instituto Municipal de Cultura e Turismo, Renato Freixiela, conversaram sobre os projetos de realização da Festa das Nações. Foto: Divulgação
O projeto do Instituto Municipal de Cultura e Turismo, de realizar a Festa das Nações, incluindo espaços para manifestações culturais de outros países, deu um passo importante. O cônsul-geral da Angola no Rio de Janeiro, Mateus de Sá Miranda, visitou o presidente do instituto, Renato Freixiela para conhecer detalhes do projeto. O diplomata gostou de Petrópolis, que visitou pela primeira vez, o que pode garantir apoio para a festa.
Sem caixa
Com muitos setores praticamente paralisados e as empresas com dificuldades na geração de fluxo de caixa, por causa do coronavírus, a Firjan está pedindo prorrogação dos prazos de pagamento dos tributos federais. A Firjan pede também a ampliação imediata de linhas de crédito existentes do BNDES, especialmente para pequenas e médias empresas, com a criação de uma linha dedicada, com características parecidas com as da “Disaster Assistance”, criadas nos EUA.
Pegando no susto
Aparentemente, o governo municipal não acreditava que a chegada do coronavírus fosse tão grave. O ponto de apoio para atendimento aos pacientes com suspeita de contaminação pela doença, ao lado da UPA, que tinha sido anunciado há mais de uma semana, só estará funcionando na próxima quarta-feira.